Postado por [email protected] em 26/maio/2026 - Sem Comentários
Conjunto de 12 vídeos detalha a história e os ritos da festividade
A Festa do Divino celebra o seu bicentenário em Piracicaba neste ano de 2026. Para registrar a memória da festividade e garantir a preservação de seu legado histórico, uma série inédita, composta por 12 vídeos, documenta os detalhes e as tradições do evento. O projeto, que conta com o apoio cultural da concessionária Mirante, empresa do grupo Aegea Saneamento, terá o lançamento dos primeiros episódios nesta semana. A divulgação seguirá o cronograma semanal até o mês de julho, período em que ocorrem as celebrações oficiais da festa.
“É muito importante esse projeto de vídeos para documentar e apresentar a Festa do Divino, que completa 200 anos, principalmente porque esta é a manifestação mais antiga e tradicional da cidade”, destaca Victor Alberto Toti, presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo de Piracicaba.
Reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) em 2016, a Festa do Divino é realizada desde 1826 às margens do Rio Piracicaba. O evento, de relevância secular para a cultura local, ainda não possuía um registro audiovisual sistemático e detalhado de suas etapas, lacuna que passa a ser preenchida pela nova produção.
Os vídeos recontam a história do Divino por meio do depoimento de pessoas diretamente ligadas à cultura e às tradições da cidade. Cada episódio, com duração de pouco mais de 2 minutos, explica o significado da festividade e detalha seus ritos tradicionais em etapas cronológicas.
A produção abordará temas do ciclo festivo para que o público possa acompanhar e conhecer cada momento, como: a introdução histórica da cultura e tradição; as missas, o tríduo e a peregrinação da bandeira; a função do casal de festeiro; a tradicional derrubada dos barcos no Rio Piracicaba; o leilão de prendas, shows e fogos; as apresentações da congada; os bastidores com voluntários e a cozinha da praça de alimentação; a procissão, mortalha e a fé dos devotos; o encontro das bandeiras às margens do rio; o levantamento do mastro; a passagem da bandeira para os próximos festeiros; e a atuação da irmandade na organização do evento.
“Apoiar a documentação histórica da Festa do Divino é uma forma de reforçar o vínculo entre o desenvolvimento urbano e a identidade cultural de Piracicaba. Essa festividade faz parte da cidade e acontece historicamente às margens do Rio Piracicaba, um local que tem total conexão com a Mirante. Compreendemos a importância vital do rio para o município e o nosso trabalho está ligado diretamente a ele, por meio da coleta e do tratamento do esgoto gerado na cidade. Com a conclusão da exibição dos episódios em julho, o projeto cumpre seu papel ao consolidar um acervo digital sobre o Divino, preservando essa tradição para as futuras gerações”, afirma Daniel Mantovani, diretor-presidente da Mirante.
Os episódios ficarão disponíveis para o público e poderão ser acessados diretamente nas redes sociais oficiais, Instagram e Facebook da Irmandade do Divino (@irmandadedodivinopiracicaba), da Catedral de Piracicaba (@catedraldepiracicaba) e da concessionária Mirante (@miranteppp).
Postado por [email protected] em 25/maio/2026 - Sem Comentários
Em parceria com a Mirante, alunos do 8º semestre da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) elaboram projetos de extensão baseados em desafios práticos da infraestrutura
A aproximação entre o ambiente acadêmico e as demandas práticas do saneamento básico é o foco da parceria entre a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) e a Mirante, empresa do grupo Aegea. A iniciativa teve início em abril, com a apresentação de cinco casos reais de esgotamento sanitário do município a alunos do 8º semestre de Engenharia Civil. Os desafios integram o projeto de extensão da disciplina Sistemas de Abastecimento de Água e as propostas de soluções desenvolvidas pelos estudantes serão apresentadas na segunda quinzena de junho.
“Recebemos com muito entusiasmo essa parceria com a Mirante no estabelecimento de uma agenda conjunta e extensionista, que integra as atividades da Academia na formação de Engenheiros Civis para a sociedade. Os frutos dessa iniciativa excedem as salas de aula, permitindo que os alunos trabalhem com casos reais e estabeleçam uma proximidade essencial entre a teoria e a prática que completa a formação do engenheiro” destaca Daniel Manzi, professor doutor dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
Os estudantes foram organizados em cinco grupos de trabalho, cada um responsável por analisar um “case” específico proposto pela concessionária. Na dinâmica, irão avaliar tecnicamente os cenários apresentados e sugerir alternativas que sejam compatíveis com a realidade local. As propostas, serão apreciadas pelos gestores técnicos da Mirante, para verificar se são operacionalmente eficientes e viáveis.
“Quando abrimos as portas da nossa operação para esses jovens, contribuímos para a formação de profissionais mais qualificados e conscientes das necessidades do setor, fortalecendo o desenvolvimento técnico da nossa região”, afirma Luis Gustavo Theodoro, coordenador de operações da Mirante.
A apresentação dos projetos de extensão será realizada na sede da Mirante, onde os grupos apresentarão os resultados de seus estudos para um grupo de especialistas da empresa. Para o diretor-presidente da Mirante, Daniel Mantovani, essa parceria é fundamental para o futuro do setor. “A inovação nasce dessa troca de perspectivas. Receber esses estudantes nos permite agregar novos olhares técnicos, permitindo que o saneamento de Piracicaba continue evoluindo de forma sustentável e eficiente”, conclui.
Postado por [email protected] em 22/maio/2026 - Sem Comentários
Ação realizada na FOP/Unicamp abordou o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba e a importância do descarte correto de resíduos nas residências
O funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba e as boas práticas no descarte residencial de resíduos foram o foco da palestra realizada pela Mirante para alunos da Faculdade da 3ª Idade na FOP/Unicamp, integrando a oficina Lixo e Reciclagem do Programa UniversIDADE.
“Foi um momento muito enriquecedor. Os alunos puderam aprender de forma clara e dinâmica sobre o funcionamento do tratamento de esgoto da cidade e as etapas desse processo. E, principalmente, sobre o papel de cada cidadão nos cuidados com o que é descartado em nossas casas”, afirmou Francyellen Tayanne Santos Silva, instrutora do grupo.
A iniciativa integra as ações de Responsabilidade Social da Mirante, concessionária do Grupo Aegea responsável pelo esgotamento sanitário em Piracicaba. O encontro teve como objetivo apresentar a complexidade do sistema de saneamento, desde a coleta nas residências até as fases finais de tratamento nas estações, reforçando como pequenas ações domésticas influenciam na preservação do meio ambiente e na eficiência das redes urbanas.
Essa estrutura operacional e os detalhes técnicos apresentados chamaram a atenção do público. Avani Belezia Savino, participante do programa, ressaltou que a palestra trouxe clareza sobre detalhes técnicos que antes eram desconhecidos pelo público leigo. “Mesmo a gente conhecendo um pouco sobre o esgotamento sanitário, a palestra trouxe informações que eu não sabia. O trabalho da Mirante me deixou bastante impressionada porque não fazia ideia de tanta ‘engrenagem’ para coletar e tratar esgoto, a diferença nas tubulações. Eu adorei”, relatou a aluna.
Para a especialista em Relações Institucionais da Mirante, Ude Valentini, a iniciativa reforça a transparência e o compromisso social da concessionária junto à comunidade local. “O diálogo constante e a troca de informações com a sociedade são pilares fundamentais. Acreditamos que o saneamento se faz com proximidade, e esses momentos de compartilhamento de conhecimento fortalecem nosso compromisso em prestar um serviço que gera valor e consciência ambiental para toda a população de Piracicaba”, concluiu.
“Ficamos felizes com a presença da Mirante, pela atenção, disponibilidade e carinho com todos os participantes do Programa UniversIDADE da FOP/Unicamp. A atividade despertou grande interesse, gerou perguntas, troca de experiências e muito aprendizado. Nosso sincero agradecimento por contribuir de forma tão importante para a conscientização ambiental e cidadã do nosso grupo”, completou a instrutora.
Postado por [email protected] em 22/maio/2026 - Sem Comentários
Mirante participou de solenidade em comemoração aos 123 anos da Guarda Civil Municipal realizada no Engenho Central
A atuação integrada entre diferentes instituições que contribuem para o funcionamento da cidade foi um dos destaques da solenidade em comemoração aos 123 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, realizada no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, em abril. Durante o evento, a concessionária Mirante participou das homenagens direcionadas a instituições parceiras que colaboram com iniciativas voltadas ao município. A cerimônia reuniu autoridades municipais e representantes de cidades da região, além da entrega de certificados de conclusão de treinamento especializado aos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
A relação entre a GCM e a Mirante, empresa do grupo Aegea, baseia-se na cooperação técnica e no compartilhamento de conhecimento. Exemplo disso ocorreu em 2025, quando membros da guarda participaram de uma imersão educativa na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista. Por meio do Programa Portas Abertas, os agentes conheceram as tecnologias de saneamento e visitaram o Centro de Operações Integradas (COI), onde puderam observar o monitoramento 24 horas do sistema de esgotamento sanitário da cidade, conectando a infraestrutura urbana ao contexto da vigilância municipal.
“Saneamento, saúde e segurança pública são pilares que se conectam diretamente na qualidade de vida da nossa população. Ter a Guarda Civil como parceira nos permite dar mais transparência ao cuidado que temos com o esgoto e com os nossos rios, mostrando que existe um trabalho sério sendo feito por pessoas comprometidas em proteger Piracicaba. É uma união de esforços para zelar pelo que é de todos nós”, destaca Josiane Santos, gerente executiva da Mirante.
Postado por [email protected] em 18/maio/2026 - Sem Comentários
Encontro promovido pelo CIEE abordou a importância da gestão de esgotamento sanitário e o impacto das ações de responsabilidade social em Piracicaba
Durante a Semana do Jovem Trabalhador, a Mirante promoveu uma palestra aos jovens aprendizes do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola sobre a gestão do esgotamento sanitário em Piracicaba. A apresentação buscou aproximar o público jovem da realidade do saneamento básico, reforçando que a educação ambiental e o conhecimento sobre a infraestrutura urbana são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Avalio como crucialmente importante para a formação de cidadãos conscientes de sua interação com os recursos naturais. Impactos de uso consciente da água, do descarte, do valor da tarifa e que para a água sair potável em suas torneiras, existem muitas pessoas pensando em como melhorar as nossas vidas. Trata-se de um direito constitucional e que devemos ser protagonistas neste consumo”, destacou Alan Vales, instrutor do CIEE.
O trabalho socioeducacional realizado pela Mirante, que pertence ao grupo Aegea, é uma atividade contínua que complementa a gestão do sistema de esgoto no município. Dentre os projetos desenvolvidos pela concessionária estão o Saúde Nota 10, que utiliza linguagem lúdica para levar educação ambiental a alunos do ensino fundamental, e o Pioneiros, voltado a jovens do ensino médio para apresentá-los ao mercado de trabalho e à inovação no setor.
“Os jovens representam a futura geração de profissionais e lideranças que estarão à frente da condução de ações sustentáveis. Ao compreenderem o impacto direto do saneamento na saúde e no meio ambiente, eles se tornam multiplicadores de boas práticas e levam esse conhecimento para dentro de suas casas e comunidades, gerando um legado para as próximas gerações”, afirmou Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Mirante.
Postado por [email protected] em 15/maio/2026 - Sem Comentários
Programa Afluentes conquista o primeiro lugar na categoria Ouvidoria e Projeto Ribeirão Limpo o terceiro lugar na modalidade Enfrentamento da Escassez Hídrica
O trabalho realizado no dia a dia pela concessionária Mirante, empresa do grupo Aegea, foi reconhecido na 1ª edição do Prêmio ARES-PCJ “Práticas de Destaque em Saneamento”. A empresa foi premiada com o 1º lugar na categoria Ouvidoria e a 3ª colocação na modalidade Enfrentamento da Escassez Hídrica, em cerimônia realizada no último dia 6 de maio. Organizado pela Agência Reguladora ARES-PCJ, o prêmio busca valorizar modelos de gestão e práticas inovadoras desenvolvidas no âmbito dos serviços públicos de saneamento básico, com foco na eficiência e relevância social.
“Receber estas premiações é um reconhecimento à toda a nossa equipe, que trabalha diariamente com foco total em Piracicaba”, afirma Josiane Santos, gerente executiva da Mirante. “Esse resultado mostra que o empenho em cuidar do Rio Piracicaba e seus afluentes, e estar cada vez mais próximo dos moradores traz benefícios reais para a qualidade de vida e para o futuro da nossa cidade.”
Na modalidade “Ouvidoria”, o primeiro lugar foi concedido ao Programa Afluentes, que fortalece o relacionamento entre a concessionária e lideranças comunitárias por meio de um canal direto e transparente de comunicação, aproximando a empresa dos moradores de Piracicaba. A iniciativa permite compreender as necessidades locais e incorporar sugestões sobre os serviços prestados, garantindo maior agilidade na resolução das demandas das comunidades por meio de um atendimento personalizado.

O Diretor Técnico-Operacional da Ares PCJ, Rodrigo Leitão, e as colaboradoras da Mirante Karolyne Pastori (Engenharia), Valquíria Nascimento (COI), Anna Karolina Alves (Comercial) e Carla Leandra Silva (Serviços) durante a premiação
O Programa Ribeirão Limpo conquistou o 3º lugar na categoria “Enfrentamento da Escassez Hídrica”. A iniciativa da Mirante mantém um processo contínuo de mapeamento, vistoria e monitoramento dos cursos d’água locais, envolvendo as bacias do Piracicamirim, Ponte do Caixão, Bela Vista e Capim Fino. Com a realização de cerca de 1.200 vistorias mensais, o programa atua na identificação de descartes irregulares que comprometem a disponibilidade hídrica na região. Como mais uma das ações, os testes de fumaça auxiliam na detecção de ligações irregulares da rede de drenagem na rede de esgoto, permitindo intervenções técnicas que contribuem para a preservação dos mananciais.
“Este reconhecimento duplo nos mostra que estamos no caminho certo ao integrar inovação e responsabilidade social. Como parte do Grupo Aegea, nosso objetivo é seguir transformando o saneamento em um instrumento de desenvolvimento para toda a população piracicabana”, destaca Daniel Mantovani, diretor-presidente da Mirante.
Postado por [email protected] em 13/maio/2026 - Sem Comentários
Realizada pelo Instituto Aegea, a 8ª edição do Projeto Pioneiros conta com a participação de 25 alunos do Ensino Médio da ETEC Fernando Febeliano da Costa
Proporcionar aos jovens o contato direto com diferentes profissões e suporte para a criação de projetos socioambientais é o objetivo central da 8ª edição do Projeto Pioneiros, do Instituto Aegea. A aula inaugural ocorreu na sede da Mirante no último dia 13 de abril, reunindo 25 estudantes da ETEC Fernando Febeliano da Costa. Realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras onde a Aegea atua, a iniciativa promove uma imersão sobre saneamento, preparando os jovens para os desafios profissionais. Como novidade para este ano, o programa prevê a criação de um banco de talentos para monitorar e identificar os perfis que se destacarem durante a imersão.
O programa é voltado a alunos da rede pública selecionados para vivenciar a rotina operacional e a cultura organizacional da Mirante. Durante a jornada, os participantes conhecem o dia a dia dos serviços essenciais e os detalhes da operação local, contando com a mentoria de colaboradores voluntários e acesso a cursos na Academia Aegea Social, plataforma de educação corporativa da companhia.
“O programa Pioneiros é uma oportunidade valiosa para nossos alunos se prepararem para o mercado. A experiências na elaboração de projetos e na resolução de problemas são habilidades necessárias em qualquer profissão. Se tratando do curso de meio ambiente, nossos valores e a preocupação com as causas ambientais vão de encontro aos da empresa Mirante”, afirma Victor André Idesti, coordenador Ensino Médio – Técnico em Meio Ambiente.
Para assegurar o aproveitamento prático dessa experiência, o cronograma, que tem duração de oito meses, é estruturado em encontros semanais na sede da Mirante. Em cada etapa, profissionais de diferentes departamentos atuam como instrutores, detalhando os processos técnicos e administrativos que compõem a cadeia do saneamento. Essa dinâmica permite que os estudantes compreendam a complexidade do setor e as competências exigidas.
De acordo com o diretor-presidente da Mirante, Daniel Mantovani, a ação funciona como uma ponte entre a escola e a carreira, estimulando o pensamento crítico. “O projeto proporciona um ambiente de inovação operacional e social, propiciando o surgimento de ideias que podem trazer benefícios interessantes para a comunidade. Ao incentivar a criatividade, investimos diretamente no potencial transformador desses jovens”, afirma o executivo.
Inovação e reconhecimento nacional
Após o ciclo de aprendizado, a jornada entra em sua fase de desenvolvimento: a elaboração de projetos autorais. Cada participante recebe a mentoria de um representante da área técnica da empresa com a qual mais se identificou, obtendo suporte para transformar ideias em soluções viáveis para questões socioambientais. As propostas serão apresentadas no mês de setembro, quando uma banca examinadora selecionará o destaque da unidade. O vencedor representará Piracicaba na etapa nacional, concorrendo com outras 19 localidades brasileiras.
O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, destaca que o impacto da iniciativa vai além do conhecimento técnico. “É sempre um dia de muita alegria quando iniciamos mais uma edição do Pioneiros. Esse é um programa muito importante e querido dentro do nosso portfólio. Sempre dizemos que não são só os jovens que crescem nessa experiência, mas a empresa também, ao oxigenar o ambiente de trabalho com eles. O objetivo principal é fazer dos participantes cidadãos melhores, capazes de transformar a realidade onde vivem”, conclui.
Postado por [email protected] em 08/maio/2026 - Sem Comentários
Iniciativa no Dia Mundial da Criatividade reuniu moradores e empresas em atividade de limpeza e conscientização ambiental
O Rio Piracicaba, um dos principais símbolos da cidade, foi o ponto de encontro de uma ação especial voltada à conscientização ambiental e ao cuidado com o território. A iniciativa, realizada durante o Dia Mundial da Criatividade, foi organizada pela Associação Remo Piracicaba e reuniu moradores, organizações e empresas em um mutirão de limpeza e mobilização social. A Mirante participou da ação como apoiadora, reforçando seu compromisso com a cidade e com a preservação dos corpos hídricos.
O arrastão ecológico, como o evento foi chamado, teve como objetivo promover a retirada de resíduos sólidos do leito e das margens do rio, além de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. “Essa iniciativa busca dar visibilidade ao Rio Piracicaba e reforçar a importância de mobilizar a população e as empresas em torno do cuidado com o território. A participação de todos é essencial para preservar o ecossistema, evitar o descarte irregular de resíduos e garantir a qualidade de vida na cidade”, afirma Renan Fernandes Sgarbiero, da Associação Remo Piracicaba.
Embora a gestão de resíduos sólidos não esteja sob a responsabilidade da Mirante, a concessionária participou de forma ativa com a presença de seus colaboradores, de forma voluntária. Além da participação em ações como essa, a empresa desenvolve programas contínuos de monitoramento e orientação, voltados à preservação dos cursos d’água e ao uso adequado das redes de esgoto, a fim de não gerar impactos ao Rio Piracicaba e demais recursos hídricos da cidade.
“Acreditamos que o cuidado com o rio vai além da operação. Participar de ações como essa fortalece a relação com a comunidade e amplia a conscientização sobre o uso correto dos sistemas que impactam diretamente o meio ambiente”, destaca Erlon Pereira, coordenador de Responsabilidade Social da Mirante.
Para o diretor-presidente da Mirante, Daniel Mantovani, ações coletivas como essa reforçam a importância do engajamento social. “O cuidado com o meio ambiente é um compromisso compartilhado. Iniciativas que envolvem a população e diferentes instituições fortalecem esse olhar e contribuem para a construção de uma cidade mais sustentável”, pontua.
A mobilização também reforça um ponto importante: o cuidado com o rio começa no dia a dia. Evitar o descarte de lixo em locais inadequados é uma atitude simples, mas essencial para preservar o meio ambiente e o funcionamento da cidade.