Postado por aegea-ppp em 29/abr/2025 - Sem Comentários
Intercâmbio técnico em unidade da Aegea reforça compromisso com inovação e sustentabilidade no setor de saneamento
Representantes do Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba, acompanhados pela diretoria da Mirante, participaram de uma visita técnica, na semana passada, à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no município de Bombinhas (SC), sob a gestão da Aegea. O objetivo foi conhecer de perto as soluções tecnológicas implantadas na unidade, com destaque para os sistemas de gestão e desidratação do lodo gerado no processo de tratamento da água.
Este intercâmbio técnico visa fortalecer boas práticas no setor de saneamento, promovendo a troca de experiências e a busca contínua por soluções inovadoras. Fizeram parte da atividade: o presidente Ronald Pereira, o diretor técnico Tiago Seydell e o gerente de Águas Rogério Giro; acompanhados pelos diretores da Mirante, Daniel Mantovani e Isabelly Gonçalves.
“Durante a visita, a equipe do Semae pode conhecer o processo executado na ETA Bombinhas, com equipamentos modernos que garantem maior eficiência e responsabilidade ambiental, no tratamento do lodo, subproduto natural do processo de tratamento de água”, comentou Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Mirante.
Para o presidente do Semae Piracicaba, Ronald Pereira, a visita proposta pela Mirante foi muito positiva e dá subsídios para os projetos de implantação de Estações de Tratamento de Lodo (ETLs) na cidade. “Entendemos que esta visita a Estação de Tratamento de Água de Bombinhas/SC é muito importante, pois pudemos conhecer a tecnologia utilizada aqui para desidratar e destinar o lodo proveniente do tratamento de água. Gostamos muito desta experiência e acreditamos ser viável esta implementação destes métodos nas ETAs de Piracicaba. Nossa meta é seguir garantindo o abastecimento de água na cidade, gerando o mínimo de resíduos possíveis, e ter um serviço de excelência no tratamento de lodo”, enfatizou.
Tecnologia e eficiência na prática
Os representantes técnicos acompanham o funcionamento dos adensadores, que promovem a concentração do lodo ao reduzir seu volume por meio da separação da água livre. Em seguida, o material segue para as centrífugas, responsáveis pela desidratação por força centrífuga. Esse método separa a fração sólida da líquida, resultando em um resíduo com menor teor de umidade, o que facilita o manuseio, transporte e destinação.
O lodo desidratado é acondicionado de forma segura e encaminhado para aterros sanitários devidamente licenciados, em conformidade com a legislação ambiental vigente.
“A visita foi uma oportunidade de apresentar a experiência acumulada pela Aegea na operação de sistemas de abastecimento de água, em outras cidades. Aqui em Piracicaba, a empresa atua na coleta e tratamento de esgoto, por meio da Mirante, e apoia iniciativas que contribuam no avanço do saneamento”, ressaltou Daniel Mantovani, diretor presidente da Mirante.
Sobre a Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Sobre a Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 760 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br/
Postado por aegea-ppp em 22/abr/2025 - Sem Comentários
Professores participam de capacitação que incentiva práticas pedagógicas voltadas à preservação ambiental associada aos serviços de água e esgoto
Estimular a produção de conhecimento pela experiência, de forma em que o aluno é o protagonista. Esta é a metodologia aplicada na formação para professores das escolas da Rede Pública do município de Piracicaba que participam do “Saúde Nota 10”, programa de educação ambiental da Mirante. Nesta segunda edição, 10 escolas municipais, que atuam em tempo integral – o dobro do ano anterior – estão contempladas.
“Associando a preservação do meio ambiente aos serviços de saneamento básico, além de promover a educação ambiental, o “Saúde Nota 10” é uma importante ferramenta de conexão da Mirante com a população. Promove pertencimento, protagonismo e engajamento entre os envolvidos para o cuidado com a água, com os nossos rios e com o meio ambiente”, explicou Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da concessionária.
Em execução também em outras concessionárias da Aegea, da qual a Mirante faz parte, o programa tem como objetivo fomentar práticas pedagógicas que abordem questões relacionadas ao saneamento, saúde e meio ambiente, visando a construção do conhecimento pelos alunos e um impacto positivo nas comunidades em que vivem.
Durante a formação, os professores também participaram do programa “Porta Abertas”. Com visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, operada pela Mirante, tiveram oportunidade de conhecer de forma prática os processos do tratamento de esgoto.
Para Keyla Carolina Boralli Benoti, formadora em educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação, participar destas ações é uma ótima oportunidade para abordar assuntos como saneamento, ligados a outros temas socioambientais importantes já trabalhados no planejamento escolar. “Diante da importância da temática, achamos positivo oferecer esse projeto para a rede. No ano passado contamos com a participação de cinco unidades e neste ano ampliamos para 10 escolas que fazem parte do programa Escolas em Tempo Integral”, destacou.
Professores visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista
Conhecimento com vivência na prática
A próxima etapa consiste na realização de palestras pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária em cada unidade de ensino participante. Além disso, os professores receberão uma cartilha com o “Jogo do Saneamento”, que visa ensinar aos estudantes conceitos sobre o tema de forma lúdica e interativa. Dinâmicas também farão parte da estratégia para engajar os alunos e estimular a reflexão e a pesquisa sobre os temas propostos.
Após a formação, professores e alunos serão incentivados e orientados a produzir um projeto que sintetize os conhecimentos adquiridos. “O nosso intuito é construir com os alunos esses conhecimentos. E com o auxílio dos professores formar agentes multiplicadores, reflexivos e que pensam em propostas práticas de transformação”, destaca a educadora.
Ao final do programa, previsto para o mês de setembro, os projetos desenvolvidos são apresentados à comunidade escolar, familiares e comunidade com o intuito de descentralizar o conhecimento e ampliar a conscientização sobre os temas abordados. A escola e professores que se destacarem serão premiados e todos os participantes reconhecidos e nomeados “Multiplicadores do Saber”.
“Os projetos elaborados e desenvolvidos nas escolas, pelos alunos com os seus professores, geram um legado para toda a comunidade, como foi o caso de uma escola que, em edição anterior, construiu uma cisterna para a captação de água, utilizada na horta escolar”, ressalta o diretor presidente da Mirante, Daniel Mantovani.
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 700 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 16/abr/2025 - Sem Comentários
Evento realizado no Museu da Água contou com palestra da Mirante destacando a importância da preservação do patrimônio natural do município
“É uma forma diferenciada dos adolescentes vivenciarem os conteúdos trabalhados em sala de aula. Eles estão no 7º ano e, no próximo bimestre, irão estudar temas relacionados à água e à importância do saneamento, para evitar a transmissão de doenças”. A declaração da professora Roberta Bergamin, confirmou o objetivo do evento que aconteceu, no Museu da Água, nesta terça-feira (15), quando se comemora o Dia do Rio Piracicaba.
Com o tema “Dia do Rio – Projeto Águas Vivas: Água e Solo em Harmonia”, o evento teve sua programação voltada à conscientização ambiental. Na palestra realizada para os alunos da Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo, a analista de responsabilidade social da Mirante, Érika Bueno, expôs informações, de forma didática, sobre os efeitos positivos de viver em uma cidade com 100% do esgoto coletado e tratado, como é o caso de Piracicaba.
“Quando participamos como parceiros de eventos como esse, direcionados para educação ambiental, conseguimos levar informação para as crianças sobre o que é o saneamento básico e como ele pode contribuir para a qualidade de vida. Elas saem com uma nova visão e se tornam multiplicadores da informação para suas famílias e comunidades”, comentou Érika.
Ao todo, 30 alunos participaram das atividades educativas promovidas. Participaram de dinâmicas sobre o ciclo da água, o uso do solo; assistiram uma apresentação educacional sobre o tratamento de esgoto no município; além de refletirem sobre o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos.
O evento foi organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e contou com o apoio do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e da concessionária Mirante.
“Ao promover a integração entre escola, poder público e sociedade, reafirmamos o nosso compromisso com Piracicaba, com a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos naturais”, declarou Daniel Mantovani, diretor presidente da Mirante.
MOSTRA FOTOGRÁFICA
Como parte das atividades, o Museu da Água também abriga a mostra O Rio que nos Conecta, composta por obras autorais que retratam diferentes perspectivas do Rio Piracicaba. As imagens foram produzidas por fotógrafos independentes, que captaram a beleza do rio em momentos distintos.
A exposição convida o público a redescobrir o rio sob a ótica sensível dos autores, evidenciando o papel da arte como ferramenta de sensibilização e preservação ambiental.
Visitação: de 15 a 20 de abril, das 9h às 11h e das 12h às 17h, no Museu da Água (Avenida Beira Rio, 448).
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 700 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 11/abr/2025 - Sem Comentários
Visita promovida dentro do Programa Portas Abertas da Mirante apresenta as tecnologias utilizadas na coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba
Considerada uma das mais modernas Estações de Tratamento de Esgoto, do país, é na ETE Bela Vista que se desenvolve o Programa Portas Abertas – uma iniciativa da Mirante, que tem como objetivo apresentar, de forma prática e educativa, as tecnologias utilizadas no tratamento de esgoto. A unidade, em operação desde 2013, recebeu altos investimentos da empresa, que já universalizou a coleta e tratamento de esgoto na cidade.
O objetivo do programa, criado especificamente para a realização de visitas guiadas, é que os visitantes tenham a oportunidade de acompanhar ‘in loco’ a rotina e tecnologia implantada na ETE Bela Vista. Esta semana, a estação recebeu a visita de dois grupos de guardas civis municipais, que foram recepcionados por colaboradores das áreas de Operação e Responsabilidade Social da concessionária.
“A experiência de conhecer a ETE Bela Vista foi muito gratificante, pois tivemos conhecimentos novos, principalmente do resultado do tratamento que é direcionado ao rio”, comentou o GCM Marcio Vitti, que integra o Pelotão Ambiental.
De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Mirante, Erika Bueno da Silva, conhecer o tratamento de esgoto faz toda a diferença. “Falamos muito sobre a importância do uso correto da rede coletora, de mudarmos hábitos, como não descartar lixo em vasos sanitários, óleo e gorduras nas pias. Mas ver de perto como é feito o tratamento e como o uso incorreto da rede de esgoto impacta na operação, é bem diferente. As pessoas passam a entender melhor e saem da visita com outra percepção”, afirma.
O grupo também visitou o Centro de Operações Integradas da Mirante PPP, onde é possível ver, por meio de imagens exibidas em telas, todo o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, que é monitorado por uma equipe qualificada 24h por dia.
“Saneamento é um tema que engloba saúde, qualidade de vida, preservação ambiental, mas também segurança pública. Ter a presença de integrantes da Guarda Civil visitando as instalações da Mirante PPP permite ampliar o conhecimento do trabalho que é realizado, dia a dia, por profissionais que estão comprometidos em proteger os recursos ambientais de Piracicaba”, afirma Daniel Mantovani, diretor presidente da Mirante.
Guardas civis municipais conheceram também os programas de Responsabilidade Social da Mirante
ETE BELA VISTA
Localizada na região de Santa Terezinha, a ETE Bela Vista tem capacidade para atender aproximadamente 150 mil habitantes. Instalada em uma área de 42 mil m², foi construída com o objetivo de atender, em conjunto com a ETE Capim Fino e a ETE Ártemis, toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba.
Com vazão média de esgoto de 340 litros por segundo, a Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor.
QUER CONHECER?
Você também gostaria de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista? Entre em contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] .
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 700 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br