Postado por [email protected] em 22/dez/2025 - Sem Comentários
Investimentos da concessionária Mirante dobraram em relação ao ano anterior e incluíram obras no Mercado Municipal

O ano de 2025 foi marcado pela ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário em Piracicaba. Acompanhando o crescimento urbano, a Mirante encerra o período com 1.100 novas ligações, integrando mais imóveis ao sistema de tratamento. Além disso, foram implantados mais de 2.100 metros de novas redes para atender a novos empreendimentos residenciais e comerciais, superando a marca de 2024, que registrou 1.100 metros de extensão. As ações incluem ainda, a substituição de mais de 2.200 metros de redes antigas, visando a modernização do sistema e cerca de 370 trocas de ramais, conexão entre a caixa de inspeção do imóvel à rede pública.
“Nossas equipes atuam diariamente nas ruas para garantir a eficiência do sistema e, para dar suporte a essa rotina, realizamos melhorias e implantação em cerca de 1.200 poços de visita ao longo do ano. Essas estruturas, conhecidas popularmente como ‘bueiros’, são essenciais porque servem como pontos de acesso à rede, permitindo que os técnicos realizem inspeções, limpezas e manutenções com total segurança e agilidade”, explica Andrey de Souza, gerente de serviços da Mirante.
Obras emergenciais, com diagnósticos complexos também foram executadas. Após o incêndio ocorrido em julho no Mercado Municipal, a Mirante realizou, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a adequação da rede local para atender aos contêineres provisórios dos comerciantes. No local, foram implantados 90 metros de rede coletora, dois poços de visita, 16 ramais de espera, 11 caixas de inspeção e cinco caixas de gordura.
“Mais do que indicadores e metros de tubulação, o balanço de 2025 reflete nosso compromisso contínuo com a saúde, a qualidade de vida da população e a preservação da bacia do Rio Piracicaba e seus afluentes”, destaca Josiane Santos, gerente executiva da Mirante. “Mesmo em uma cidade já universalizada como Piracicaba, investir em saneamento exige planejamento para acompanhar o crescimento urbano e, simultaneamente, garantir a eficiência do sistema existente. Isso garante segurança operacional e a entrega de um serviço de excelência para os piracicabanos”.

Postado por [email protected] em 12/dez/2025 - Sem Comentários
Patrocinado pela Mirante, evento teve como ponto de partida a Rua do Porto
A 3ª edição da Meia Maratona de Piracicaba, realizada no último domingo, 7 de dezembro, reuniu mais de 5 mil atletas de diversas regiões. O evento, organizado pela Chelso Sports com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da Mirante, transformou a Rua do Porto em um grande palco esportivo e ofereceu percursos de 5 km, 10 km e 21 km.
“A corrida foi incrível. Foi muito legal ver as pessoas indo até a nossa tenda. Representa tudo aquilo que a gente faz no dia a dia: levar saúde e qualidade de vida para as pessoas”, compartilha Maria Carolina Degaspari, colaboradora da Mirante e participante do Runners Mirante, grupo de corrida da concessionária.
A conexão da Mirante com o esporte vai além do patrocínio. Parte dos colaboradores que se reúne semanalmente para praticar a modalidade participou do evento. Entre os inscritos, estiveram presentes 10 colaboradores que fazem parte da equipe interna de corrida, que ao todo, soma 42 integrantes.
“Estar na Rua do Porto, no coração de Piracicaba, apoiando a corrida é uma celebração do esporte e do nosso compromisso ambiental. Esta iniciativa fortalece a relação da população com o Rio Piracicaba, que é diretamente beneficiado pelo trabalho da concessionária com a coleta e tratamento do esgoto”, declara o diretor-presidente da Mirante, Daniel Mantovani.
“A Meia Maratona de Piracicaba chega à sua edição de 2025 com um crescimento impressionante. Tivemos 5 mil atletas inscritos, sendo 1.428 moradores da nossa cidade e 3.572 participantes vindos de outras cidades e estados, o que reforça o quanto a prova se tornou um grande atrativo esportivo e turístico para Piracicaba”, destaca Guilherme Celso, CEO da Chelso Sports. “Estamos muito felizes com a parceria da Mirante, que tem contribuído diretamente para o crescimento da prova, para a chegada de mais atletas e para o incentivo ao esporte e à atividade física na cidade. Essa união fortalece Piracicaba e ajuda a transformar o evento em um marco no calendário esportivo da região”, conclui.

Patrocinada pela Mirante, Meia Maratona movimentou a Rua do Porto no último domingo
Postado por [email protected] em 09/dez/2025 - Sem Comentários
Com patrocínio Master da Mirante, prova terá o Engenho Central e o Rio Piracicaba como cenários do percurso
A 3ª edição da Meia Maratona de Piracicaba será realizada em 7 de dezembro, com saída do Parque da Rua do Porto, um dos locais mais visitados da cidade. Patrocinado pela Mirante e organizado pela Chelso Sports com apoio da Prefeitura Municipal, o evento oferecerá percursos de 5 km, 10 km e 21 km, tendo a primeira largada às 6h30. Entre os mais de 5 mil inscritos, estarão presentes 10 colaboradores que fazem parte da equipe interna de corrida, Runners Mirante, que ao todo, soma 42 integrantes.
“Apoiar uma corrida na Rua do Porto reforça nossa relação com a cidade, com o rio Piracicaba, que é diretamente beneficiado pelo nosso trabalho diário de coleta e tratamento de esgoto. Estar presente em iniciativas que aproximam a população do rio fortalece ainda mais nossa responsabilidade com a cidade e com a vida que depende dele”, declara o diretor presidente da Mirante, Daniel Mantovani.
A conexão da Mirante com o esporte está além do patrocínio. Parte dos colaboradores que se reúne semanalmente para praticar a modalidade irá participar do evento. “A corrida virou muito mais do que uma atividade física, tornou-se um momento de descontração e união entre a gente. Cada treino fortalece nossa amizade, nossa energia e nosso compromisso com a saúde”, compartilha Edilton Alves, supervisor comercial da Mirante e integrante do grupo de corredores. “E ter a chance de participar de uma prova tão grandiosa, que celebra um lugar pelo qual temos tanto carinho e responsabilidade, o Rio Piracicaba, faz tudo ganhar um significado ainda mais profundo. É impossível não se sentir motivado.”
A prova terá largadas distribuídas ao longo da manhã, começando às 06h30 pelos participantes dos 21 km, seguidos pelos corredores das distâncias de 10 km e 5 km. A organização dos horários busca garantir conforto e segurança para todos, permitindo que atletas de diferentes níveis aproveitem a corrida e os pontos turísticos da cidade.
“A Meia Maratona de Piracicaba chega à sua edição de 2025 com um crescimento impressionante. Já temos 5 mil atletas inscritos, sendo 1.428 moradores da nossa cidade e 3.572 participantes vindos de outras cidades e estados, o que reforça o quanto a prova se tornou um grande atrativo esportivo e turístico para Piracicaba. No dia 7 de dezembro, o público pode esperar um evento vibrante, organizado com muito cuidado e pensado para entregar uma experiência inesquecível aos corredores, seus acompanhantes e à comunidade. Estamos muito felizes com a parceria da Mirante, que tem contribuído diretamente para o crescimento da prova, para a chegada de mais atletas e para o incentivo ao esporte e à atividade física na cidade. Essa união fortalece Piracicaba e ajuda a transformar o evento em um marco no calendário esportivo da região”, destaca Guilherme Celso, CEO da Chelso Sports.
SERVIÇO:
3ª Meia Maratona de Piracicaba
Local: Parque da Rua do Porto
Data: 7 de dezembro de 2025
Distâncias: 5 km, 10 km e 21 km
Horários:
Concentração: 6h
Largada 21 km: 6h30
Largada 10 km: 7h10
Largada 5 km: 7h27
Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba
Patrocínio: Mirante
Idade mínima: 14 anos (5 km), 16 anos (10 km), 18 anos (21 km)
Postado por [email protected] em 01/dez/2025 - Sem Comentários
Operação de alta complexidade demanda equipamentos e equipes especializadas e integra mais de mil inspeções mensais em pontos estratégicos da cidade
Em uma ação proativa para proteger o Rio Piracicaba, a Mirante executou duas inspeções técnicas dentro das galerias do Ribeirão Itapeva e aproximadamente 750 vistorias em áreas externas da bacia, somente em 2025. O objetivo foi identificar e corrigir lançamentos irregulares de esgoto que prejudicam o ribeirão, o qual corre canalizado sob a Avenida Armando de Salles Oliveira, na região central do município. Por meio de equipes do Programa Ribeirão Limpo, a concessionária atua de forma preventiva e contínua em melhorias no sistema de esgotamento sanitário da cidade, com investimento próprio, que vai além das obrigações contratuais.
A cada inspeção, uma equipe especializada se dedica a mapear a bacia do Itapeva, que totaliza uma área de aproximadamente 8 km², e determina um trecho para a execução do trabalho. “O acesso ao Ribeirão Itapeva é um grande desafio, pois 90% do curso está em canalização fechada. Isso aumenta o grau de complexidade para a vistoria das galerias e execução dos testes, e por isso investimos em planejamento, equipamentos especiais, profissionais bem preparados e treinados, além do acompanhamento a todo momento de uma equipe de segurança e bombeiro civil”, explica Andrey de Souza, gerente de serviços da Mirante.
Durante as vistorias, ao detectar um lançamento irregular de esgoto no Ribeirão, a equipe da Mirante inicia uma série de ações na região. Realizando testes na rede de esgoto para identificar a origem exata da irregularidade na rede coletora, 22 imóveis foram identificados, e os proprietários notificados para providenciar a correção, dentro de um prazo específico.
“O Ribeirão Limpo é um programa que nasce do nosso compromisso com a cidade e com a proteção do Rio Piracicaba. É uma ação proativa e preventiva que vai além do que está no contrato, porque entendemos que a preservação dos recursos naturais é prioridade. Nossas equipes estão nas ruas, percorrendo todos os dias cerca de 300 pontos estratégicos da cidade para vistoriar e proteger os corpos hídricos. É um trabalho intenso, com mais de 90 mil inspeções por ano, para assegurar a eficiência do sistema e a proteção do meio ambiente”, destaca Daniel Mantovani, diretor-presidente da Mirante.
Responsabilidade compartilhada: conexões corretas evitam contaminações
Além da atuação da concessionária, a eficiência do sistema de esgotamento sanitário do município depende também dos moradores. “A participação de todos é essencial para evitar a contaminação do rio, o que passa por não conectar esgoto na rede de água pluvial. Da mesma forma, não se deve conectar a rede de água pluvial na rede de esgoto, pois pode sobrecarregar o sistema e causar extravasamentos, principalmente em períodos de chuva”, enfatiza Mantovani.
Além das conexões, o descarte correto de resíduos é fundamental para que a rede pública de esgoto funcione bem. Restos de comida, papel higiênico, fios de cabelo, fraldas, absorventes, preservativos, cotonetes e outros resíduos não se dissolvem e podem comprometer o escoamento, causando obstruções e danos na rede, devendo ser destinados ao lixo adequado ou à coleta apropriada.

Objetivo da inspeção é identificar e corrigir lançamentos irregulares de esgoto