Notícias

Ver notícia

“O modelo de negócio implementado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) é uma das alternativas viáveis para minimizar o atual déficit do setor de saneamento no país”. A afirmação é da diretora presidente da concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário do Município por meio de uma PPP firmada com o Semae. “Prova disso é que Piracicaba tem servido como fonte de estudo e costuma atrair visitantes que transitam entre a esfera local, nacional e internacional”, diz Silvia.

De acordo com a diretora presidente, “Ao analisarmos o panorama nacional do saneamento, vemos que Piracicaba é uma cidade privilegiada, em que há uma estrutura de qualidade para atender a demanda dos próximos anos. Grande parte desse cenário se dá, principalmente, pelo esforço e estratégia adotados no início da concessão, que possibilitaram a evolução do município no sistema de esgotamento sanitário”.

Os primeiros dois anos da PPP (Parceria Público-Privada) entre a Mirante e o Semae foram marcados pela intensificação de vários projetos. À época, a concessionária, responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba, colocou em prática um planejamento ousado, que englobou um aporte financeiro significativo para a execução de um pacote de obras voltado à ampliação e modernização das unidades operacionais, assim como um corpo técnico dedicado e engajado na busca das melhores soluções de engenharia e comprometido com o prazo desafiador estabelecido pelo Semae no processo licitatório.

Desde o início da PPP, foram realizadas intervenções em 18 unidades operacionais e a execução de 30 projetos, entre implantação de novos sistemas e ampliação e modernização das unidades operacionais e sistemas existentes.

Numa primeira etapa, o pacote de obras englobou a construção de duas estações de tratamento de esgoto, nove elevatórias e quatro coletores troncos, implantados com o objetivo de acompanhar a expansão e o crescimento vegetativo dos bairros Anhumas, Artemis, Colinas de Piracicaba, Guamium e Lago Azul. Já na parte de modernização, os projetos foram aplicados em vários trechos do município e continuam a ser implementados.

.A estratégia adotada pela concessionária deu certo e, com a conclusão das obras, finalmente o município alcançou a universalização do tratamento de esgoto e passou a integrar um seleto grupo das cidades mais bem saneadas do país. Os resultados registrados pelo município hoje, são reflexos dos investimentos realizados nos primeiros anos da concessão.

O pacote de melhorias incluiu a ampliação das estações de tratamento Artemis e Anhumas e as estações elevatórias Guamium I, II e III, Corumbataí I e II, Colinas de Piracicaba, Lago Azul, Artêmis e Anhumas I. Além disso, foram modernizadas e melhoradas as elevatórias Santa Inês I, Santa Olímpia II, Santa Silvia, Santana I, II, III, IV, V, VI, VII, Tanquinho, Vale do Sol I e II, Ibitiruna e Vila Belém.

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Análises Saiba mais
Análises

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.