Notícias
Programa De Olho no Óleo da Mirante incentiva descarte correto para proteger sistema de saneamento e meio ambiente
Jogar óleo de cozinha no ralo da pia parece inofensivo, mas gera consequências graves para as tubulações e o meio ambiente. Para conscientizar a população sobre esses riscos e oferecer a destinação correta do resíduo, a Mirante intensifica o programa “De Olho no Óleo”, promovendo reuniões e ações educativas junto aos líderes comunitários. Como forma de viabilizar a mudança de hábito proposta nessas ações, a concessionária disponibiliza quatro pontos públicos de coleta de óleo usado, em parceria com a Cooperativa Recicle Óleo que assegura a reciclagem do material.
“O descarte incorreto é crítico para o sistema de saneamento, pois ao entrar em contato com a água nas tubulações, a gordura se solidifica e ganha a consistência de uma pedra, o que pode causar entupimento e fazer o esgoto voltar para dentro de casa, causar mau cheiro e provocar extravasamentos nas vias públicas”, explica Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Mirante.
Ao separar o material e entregá-lo nos pontos de coleta, o morador protege seu próprio imóvel e contribui diretamente para a preservação ambiental, além de ajudar a manter as redes de esgoto da cidade em pleno funcionamento. Essa atitude integra a dinâmica do programa De Olho no Óleo que, baseado em conceitos de economia circular, garante a destinação correta do resíduo à cooperativa parceira e colabora para a ampliação da renda por meio da reciclagem tanto do óleo quanto da garrafa PET utilizada para o armazenamento.
“Nosso compromisso com Piracicaba é pautado pela excelência no saneamento e pela preservação do Rio Piracicaba. Acreditamos que o trabalho contínuo da concessionária e as ações educativas devem caminhar lado a lado”, enfatiza Daniel Mantovani, diretor-presidente da Mirante. “A proteção dos recursos hídricos é uma responsabilidade compartilhada, que se concretiza com a participação ativa de toda a comunidade”, conclui.
Pontos de coleta de óleo usado em Piracicaba
Os moradores podem levar o óleo usado dentro de garrafas PET aos seguintes locais:
- Estação Idoso (Avenida Dr. João Conceição, 659, Paulista)
- Casa do Hip Hop (Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200 – Paulicéia)
- Centro Comunitário Novo Horizonte (R. Profa. Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145 – Jardim – Novo Horizonte)
- Associação Movimento de Mulheres que fazem a diferença (Rua Nelson Gobeth de Camargo, Cecap)
