Notícias
Infraestrutura de saneamento, instalada em ação conjunta pela Mirante e poder público, atende aos estabelecimentos afetados pelo incêndio de julho
Os comerciantes que tiveram seus boxes atingidos pelo incêndio no Mercado Municipal no último mês de julho estão a um passo de retomarem os atendimentos com a conclusão de uma etapa fundamental na infraestrutura. A Mirante e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) concluíram, nesta semana, a obra de adequação do sistema de saneamento, que vai conectar à rede pública os contêineres, que serão instalados para abrigar provisoriamente as unidades atingidas. A implantação da nova estrutura de coleta de esgoto exigiu uma análise técnica prévia com o mapeamento da rede pública mais próxima e a identificação dos boxes com maior movimentação da rede.
“Foram realizadas também análises de interferências existentes, como a declividade do terreno e a profundidade da rede existente para viabilizar a interligação da nova rede projetada, além da definição da área necessária para a operação do maquinário no local, com menor interferência no entorno e mais segurança para a equipe de trabalho e a comunidade”, explica Andrey de Souza, gerente de serviços da Mirante.
Apesar dos danos causados pelo incêndio, a rede coletora de esgoto já existente não foi comprometida e continua em operação, atendendo aos demais estabelecimentos do mercado que não foram impactados.
O presidente do Semae, Ronald Pereira, reforçou a importância da parceria com a Mirante nas obras do Mercado Municipal. “A ação demonstra o compromisso da Prefeitura com os demais envolvidos na recuperação do Mercadão. A instalação das redes de água e esgoto vão propiciar a rápida instalação dos novos boxes que abrigarão os permissionários afetados pelo incêndio que ocorreu em julho”.
Para a nova infraestrutura de esgoto, que atenderá provisoriamente os novos contêineres, foram implementados 16 ramais, 5 caixas de gordura e 10 caixas de inspeção. A tubulação, com diâmetro de 150 mm, foi instalada a uma profundidade média de 1,50 metros e teve a construção de 2 poços de visita.
O diretor-presidente da Mirante, Daniel Mantovani, destacou a importância da realização do trabalho em sinergia com o Semae e a Prefeitura: “A recuperação do Mercado Municipal é de extrema relevância para todos, e também para a concessionária, pois carrega a história da cidade, tem grande potencial desenvolvimento econômico e se conecta com tantas pessoas. Ele ainda ressalta: “Fazemos parte do grupo AEGEA e, em cada município onde atuamos, nosso compromisso, além de levar saúde e qualidade de vida, é cuidar do meio ambiente e das pessoas com responsabilidade.”

Foram implementados pela Mirante 16 ramais, cinco caixas de gordura e dez caixas de inspeção