Notícias

Ver notícia

A Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, recebeu, no mês passado, Moção de Aplausos proposta pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, pelo programa De Olho no Óleo. O projeto disponibiliza coletores de óleo usado de cozinha para condomínios e comunidades de Piracicaba. Numa próxima etapa, o programa tem como alvo bares e restaurantes.

“O objetivo do projeto é promover o destino correto do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte em ralos de pia, vasos sanitários ou diretamente no solo, o que comumente acontece”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

A importância do descarte correto, segundo a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, é tema de frequentes campanhas da concessionária por meio do programa De Olho no Óleo, que também pretende desmistificar algumas crenças populares como a que faz com que as pessoas acreditem que, ao se misturar detergente e água quente ao óleo, a gordura é reduzida. “Um equívoco, já que a reação desengordurante é apenas aparente e superficial”, diz Silvia.

Segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui aproximadamente 20 mil litros de água. “O programa também se preocupa em orientar sobre a forma correta de armazenar o óleo usado a fim de que seu reuso seja possível”, explica Sílvia.

O autor da homenagem espera que a iniciativa seja ampliada ao comércio gastronômico. “Esse projeto já está acontecendo na cidade, agora o momento é de ampliação para bares e restaurantes, que são os maiores consumidores desse produto e, muitas vezes, o descarte é feito de forma errônea”, acrescenta Gilmar Rotta.

SABÃO ECOLÓGICO – A área de Responsabilidade da Mirante também promove oficinas de sabão ecológico em diferentes locais. Técnicos da área ensinam a população a produzir sabão utilizando óleo usado de cozinha, recolhido nos pontos de coleta. Depois de pronto, o produto é distribuído gratuitamente aos interessados.

Uma das oficinas aconteceu recentemente na comunidade Portelinha, onde moradoras apreenderam a fazer sabão com o óleo de cozinha descartado.  Também recebeu a Moção de Aplausos o diretor executivo da Mirante, Luiz Henrique Fonseca da Nóbrega.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.