Notícias

Ver notícia

Semae e Águas do Mirante vão investir na modernização do processo de tratamento de esgoto

Foi definido nesta semana, que a Águas do Mirante irá investir mais recursos para eliminar o mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim, localizada na SP-304, rodovia Luiz de Queiroz, km 109. A decisão foi tomada após reunião da diretoria da Águas do Mirante com o prefeito Gabriel Ferrato e o diretor presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo.

Como explicou Vlamir, mesmo com os investimentos já realizados pelo Semae, antes da PPP – Parceria Público-Privada, na redução do mau cheiro da ETE, ainda hoje ocorre a incidência de odor por causa da liberação do gás sulfídrico e do gás metano, detectado esporadicamente quando há o lançamento de esgoto industrial clandestino. “O lançamento irregular provoca a desestabilização do tratamento e o aparecimento do mau cheiro”, informa o presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho.

A intenção, como relatou o prefeito Gabriel Ferrato, é modificar o processo de tratamento de esgoto da ETE Piracicamirim. “Temos trabalhado diariamente para minimizar os transtornos à população moradora próximo à ETE Piracicamirim, desde que assumimos a operação do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba – julho de 2012”, esclarece Braga.

No entanto, mesmo tomando todas as providências operacionais cabíveis, inclusive com a importação de tecnologia chilena, o processo de tratamento do efluente (esgoto) da ETE Piracicamirim vem sofrendo com a desestabilização provocada por lançamentos industriais irregulares na rede coletora de esgoto. Além de comprometer a eficiência da ETE, esta prática irregular tem sido a principal causa da geração do mau cheiro, nas imediações da estação.

Para solucionar definitivamente o problema do odor, a Águas do Mirante, com aprovação do Semae, iniciou a elaboração dos projetos executivos para modificação do sistema de tratamento de esgoto da estação.

“Com a nova concepção operacional a ETE Piracicamirim ganhará mais eficiência sem a produção do gás sulfídrico e seu consequente mau cheiro”, explica Braga.

Primeira etapa dos investimentos
A primeira etapa, prevista para ser finalizada até novembro de 2013, envolverá a instalação de sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar na lagoa de aeração.

Segunda etapa dos investimentos
A segunda intervenção será realizada no conjunto de reatores que atualmente operam pelo sistema anaeróbio (sem oxigênio). Nesse sistema também serão instalados sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar. Nessa fase um novo decantador será construído na ETE e a casa da centrífuga, local onde acontece o desaguamento do lodo, será ampliada. Também será necessário investir na ampliação dos tanques de aeração.

A previsão de conclusão da intervenção é para julho de 2014, quando a ETE Piracicamirim passará a atender a 130 mil habitantes e a operar 100% por meio de lodos ativados, processo menos sensível às variações das características do esgoto bruto recebido pela estação de tratamento.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.