Notícias

Ver notícia

Desde que assumiu o esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, em 2012, a Mirante sempre teve como principal objetivo levar mais saúde e qualidade de vida à população. Um dos pontos nevrálgicos da região leste da cidade na época, onde está localizada a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Piracicamirim, era o mau cheiro que a unidade exalava, o que provocava desconforto aos moradores de bairros localizados no entorno da estação. Para sanar de vez esse problema, que se arrastava há anos, a Mirante investiu na modernização do processo de tratamento de esgoto.

O primeiro passo foi eliminar o despejo irregular de esgoto industrial na rede, uma vez que essa descarga desestabilizava o sistema. Em seguida, a Mirante ampliou a capacidade de atendimento e ganhou sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar na lagoa de aeração, o mesmo sistema implantado das ETEs da Ponte do Caixão, Bela Vista e Capim Fino.

Como o conjunto de reatores da ETE Piracicamirim operava no sistema anaeróbio, ou seja, sem oxigênio, a segunda intervenção foi instalar sopradores de ar, difusores de linhas de transporte de ar também nos reatores.  Além disso, foram construídos um novo decantador e, para completar as melhorias, a casa da centrífuga – local onde acontece o desaguamento do lodo – foi ampliada, assim como os tanques de aeração.

“Essa troca de concepção da ETE Piracicamirim foi um marco para a cidade, pois hoje não temos odor na estação e a concepção do sistema utilizado foi inovadora, elevando a qualidade do tratamento de esgoto”, afirma a supervisora de Operações da Mirante, Amanda Miquelani.

Para quem vive na região, a modernização no processo de tratamento de esgoto na Piracicamirim é sinônimo de alívio. Vanessa Campos, moradora da rua Garcia Rodrigues Bueno, no bairro Jardim Brasília há 20 anos, disse que “Antes, era horrível o mau cheiro que vinha da Estação de Tratamento de Esgoto. Agora eu não sinto mais cheiro”. Segundo a moradora, “Além do transtorno que é o próprio mau cheiro, também era um problema porque desvalorizava os imóveis na hora da venda”.

SISTEMA AERÓBIO

Além da redução de odor, o sistema aeróbio, feito com a presença de oxigênio, oferece maior rendimento que outros métodos e maior absorção de substâncias mais difíceis de serem degradadas. Nesse processo são utilizados organismos aeróbios, ou seja, que dependem do oxigênio para obter energia: os microrganismos degradam a matéria que é decomposta de acordo com o processo oxidativo.

Para que ele ocorra é necessário submeter a matéria a uma temperatura ideal, pH e oxigênio dissolvido (OD) controlados, além de obedecer a relação da massa com os nutrientes de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) que variam em cada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.