Notícias
Tecnologia substitui controle manual de bombas de recirculação, ampliando a eficiência do tratamento biológico e a qualidade do processo
A concessionária Mirante concluiu um projeto de investimento em segurança operacional na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piracicamirim, em Piracicaba. O processo de acionamento das bombas de recirculação, que antes era realizado de forma manual pelos operadores, foi totalmente automatizado. A medida não só reduz o tempo de ação no equipamento, como também eleva o padrão de eficiência no tratamento de esgoto.
De acordo com Luis Gustavo Theodoro, coordenador de operações da Mirante, para que todo o processo da ETE ocorra com eficiência, o controle de microrganismos é fundamental. É neste ponto que a bomba de recirculação se torna vital, pois é responsável por recolher parte do lodo já tratado e rico em microrganismos, devolvendo-os ao início do processo de tratamento, garantindo que a qualidade do efluente e a eficiência da estação sejam mantidas.
“A ETE Piracicamirim utiliza o sistema de Lodos Ativados, um dos métodos de tratamento de esgoto mais eficientes e sustentáveis. Este processo se baseia na ação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica presente no esgoto, eliminando a necessidade de produtos químicos. A bomba de recirculação é peça-chave nesta operação”, explica o coordenador.
Etapas que garantem a eficiência
O tratamento de esgoto na ETE Piracicamirim começa com o efluente passando por um sistema de gradeamento, no qual uma espécie de peneira remove os resíduos sólidos descartados indevidamente na rede pública, como garrafas plásticas, pedaços de madeira, fraldas, cotonetes e pedras, dentre outros. Em seguida, o esgoto segue para o coração do sistema, o tanque de aeração prolongada, onde ocorre o tratamento biológico. Durante esta etapa, que dura de 16 a 24 horas, microrganismos consomem a matéria orgânica dissolvida, garantindo que o efluente tratado preserve o oxigênio dos corpos hídricos. Por último, nos decantadores, o lodo produzido pelos microrganismos é separado da água limpa, tendo ambos a destinação correta.
A qualidade de todo o processo na Estação é garantida por um rigoroso sistema de fiscalização. Em conformidade com as resoluções municipais, estaduais e federais, são monitorados mais de 35 parâmetros, dentre eles pH, turbidez, coliformes e as demandas química e bioquímica de oxigênio (DQO e DBO).
“Nossa atuação é baseada em investimentos contínuos no sistema de esgotamento sanitário do município e a automação das bombas da ETE Piracicamirim é um desses investimentos. É por meio dessa modernização constante que alcançamos e sustentamos a excelência das nossas operações”, destaca Josiane Santos, gerente executiva da concessionária.
