Notícias
Público é convidado a gerar a energia para exibição dos filmes pedalando, em uma iniciativa de consumo consciente e colaboração
Piracicaba recebe hoje, 30 de outubro, o projeto BikeCine, cinema itinerante que funciona com a energia produzida pela pedalada do público. A iniciativa, que tem entrada gratuita, será no Engenho Central e conta com o patrocínio da concessionária Mirante em parceria com o Instituto Aegea. A sessão começa com a projeção de curtas-metragens, seguida pelo filme de longa-metragem “Flow”. Todas as exibições possuem recursos de acessibilidade.
O local será equipado com 150 assentos e 16 estações para pedalar, sendo 12 bicicletas fixas e quatro bases destinadas a quem quiser levar sua própria bicicleta. O projeto também inclui o equipamento chamado “pedal de mão”, desenvolvido para garantir a participação e a diversão de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, ampliando o acesso e a diversão.
Para Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Matão, apoiar o BikeCine é uma forma de reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a valorização cultural. “Nosso objetivo é estimular a curiosidade, a reflexão e a consciência ambiental em todas as idades, de forma prática, leve e divertida, reforçando o compromisso contínuo com o futuro e o uso consciente dos nossos recursos naturais. É uma demonstração de que pequenas atitudes individuais geram grandes impactos coletivos”.
O projeto é viabilizado em Piracicaba, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Mirante e do Instituto Aegea, além do apoio da Prefeitura Municipal, e realização do BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“O projeto reúne pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria estrear o BikeCine em Piracicaba, e proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é estimulado a refletir sobre o consumo energético, além da colaboração coletiva e mobilidade urbana”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.
Serviço
BikeCine em Piracicaba:
● Data: 30 de outubro de 2025 (quinta-feira)
● Horários: 19h e 20h
● Local: Engenho Central de Piracicaba
● Capacidade: 150 lugares, 12 bicicletas fixas e 4 estações para acoplar bicicletas do público
● Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos no site bikecine.com.br ou retirada presencial no local, uma hora antes do evento)
● Acessibilidade: todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.
