Notícias
Ação realizada na FOP/Unicamp abordou o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba e a importância do descarte correto de resíduos nas residências
O funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba e as boas práticas no descarte residencial de resíduos foram o foco da palestra realizada pela Mirante para alunos da Faculdade da 3ª Idade na FOP/Unicamp, integrando a oficina Lixo e Reciclagem do Programa UniversIDADE.
“Foi um momento muito enriquecedor. Os alunos puderam aprender de forma clara e dinâmica sobre o funcionamento do tratamento de esgoto da cidade e as etapas desse processo. E, principalmente, sobre o papel de cada cidadão nos cuidados com o que é descartado em nossas casas”, afirmou Francyellen Tayanne Santos Silva, instrutora do grupo.
A iniciativa integra as ações de Responsabilidade Social da Mirante, concessionária do Grupo Aegea responsável pelo esgotamento sanitário em Piracicaba. O encontro teve como objetivo apresentar a complexidade do sistema de saneamento, desde a coleta nas residências até as fases finais de tratamento nas estações, reforçando como pequenas ações domésticas influenciam na preservação do meio ambiente e na eficiência das redes urbanas.
Essa estrutura operacional e os detalhes técnicos apresentados chamaram a atenção do público. Avani Belezia Savino, participante do programa, ressaltou que a palestra trouxe clareza sobre detalhes técnicos que antes eram desconhecidos pelo público leigo. “Mesmo a gente conhecendo um pouco sobre o esgotamento sanitário, a palestra trouxe informações que eu não sabia. O trabalho da Mirante me deixou bastante impressionada porque não fazia ideia de tanta ‘engrenagem’ para coletar e tratar esgoto, a diferença nas tubulações. Eu adorei”, relatou a aluna.
Para a especialista em Relações Institucionais da Mirante, Ude Valentini, a iniciativa reforça a transparência e o compromisso social da concessionária junto à comunidade local. “O diálogo constante e a troca de informações com a sociedade são pilares fundamentais. Acreditamos que o saneamento se faz com proximidade, e esses momentos de compartilhamento de conhecimento fortalecem nosso compromisso em prestar um serviço que gera valor e consciência ambiental para toda a população de Piracicaba”, concluiu.
“Ficamos felizes com a presença da Mirante, pela atenção, disponibilidade e carinho com todos os participantes do Programa UniversIDADE da FOP/Unicamp. A atividade despertou grande interesse, gerou perguntas, troca de experiências e muito aprendizado. Nosso sincero agradecimento por contribuir de forma tão importante para a conscientização ambiental e cidadã do nosso grupo”, completou a instrutora.
