Notícias

Ver notícia

Desenvolvido pela concessionária, o Saúde Nota 10 promoveu aprendizado sobre saneamento e sustentabilidade nas escolas municipais de Piracicaba

Professores e alunos da rede municipal de Piracicaba participaram, nesta sexta-feira (10), da cerimônia de encerramento do Saúde Nota 10, programa desenvolvido pela concessionária Mirante em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que ao longo de cinco meses proporcionou um ciclo de aprendizado e troca de experiências sobre saneamento e meio ambiente. Durante o ano letivo, o projeto reuniu 25 turmas de 10 escolas municipais, totalizando cerca de 670 estudantes em atividades voltadas à educação ambiental, ao uso consciente da água e à compreensão da importância do tratamento de esgoto para a qualidade de vida na cidade.
“O Projeto Saúde Nota 10 tem se mostrado uma iniciativa de grande relevância para a rede municipal de educação, pois possibilita que os estudantes compreendam, de forma prática e contextualizada, a importância do saneamento básico e do uso responsável da água”, destaca Keila Boralli, formadora em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação. “Ao envolver professores e alunos em atividades interativas, amplia a compreensão prática sobre a relação entre saúde, meio ambiente e qualidade de vida, fortalecendo o compromisso da escola com a formação cidadã e ambientalmente responsável. Essa parceria aproxima o conhecimento técnico do cotidiano escolar e promove experiências que despertam curiosidade, protagonismo e engajamento da comunidade”, concluiu.

Durante o evento, realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, foram apresentadas oito iniciativas selecionadas entre os projetos desenvolvidos por professores junto aos alunos. A avaliação ficou a cargo de representantes da concessionária Mirante, da Secretaria Municipal de Educação e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que também anunciaram os vencedores da edição.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza foram os vencedores: muita animação

A professora Kessy Rizental da Silva, do 5° ano da Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza, obteve o 1º lugar e comentou: “Tivemos um apoio importante da Mirante e da Secretaria de Educação, trazendo várias perspectivas e principalmente promovendo o protagonismo infantil. Isso faz o conhecimento ser interessante e faz com que os alunos tenham a sensação de pertencimento. O prêmio é motivador e as 8 escolas finalistas saem mais empolgadas. Conhecimento é importante e traz coisas boas para a vida dos alunos, que vão para o próximo ano com mais disposição para novos conhecimentos.”
A Escola Municipal Decio Miglioranzad foi o destaque desta edição e receberá um item de uso coletivo voltado ao aprimoramento das atividades pedagógicas. O 2º lugar ficou com a Escola Municipal Irineu Umberto Packer e projeto do prof. Emilio Rafael Tranquilin; e na sequência a Escola Municipal Francisco de Almeida Kronka, representada pela profa. Elisabete Gomes dos Santos. Os professores que ficaram nas oito primeiras colocações foram premiados. E todos os participantes reconhecidos com o título simbólico de “Embaixadores da Sustentabilidade”, reforçando que o principal legado do projeto é o conhecimento compartilhado.

Daniel Mantovani: “Saúde Nota 10 aproxima as crianças da realidade do saneamento”

O diretor-presidente da Mirante, Daniel Mantovani, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do vínculo entre educação e cidadania. “O Saúde Nota 10 representa mais do que um programa de educação ambiental, ele aproxima as crianças da realidade do saneamento e reforça o papel da escola como agente de transformação social. Ver o envolvimento dos professores e a empolgação dos alunos é o maior resultado que poderíamos ter”, afirmou.

Saúde Nota 10: do conhecimento à prática
O projeto foi desenvolvido em etapas que acompanharam o calendário escolar. A primeira fase contou com a apresentação da metodologia e do material pedagógico aos professores, seguida por uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, onde os educadores puderam conhecer o processo de tratamento de esgoto realizado pela concessionária. Em seguida, teve início o ciclo de palestras nas escolas, conduzido pela equipe de Responsabilidade Social da Mirante, com dinâmicas interativas e a entrega da cartilha educativa “Jogo do Saneamento”, ferramenta criada para facilitar o aprendizado de forma lúdica e participativa.
Com base nos conteúdos apresentados, os professores conduziram o desenvolvimento de projetos práticos com os alunos, adaptados à realidade e às necessidades de cada comunidade escolar. As iniciativas abordaram temas como consumo consciente, descarte correto de resíduos e preservação dos recursos hídricos.
Segundo o coordenador de Responsabilidade Social da Mirante, Erlon Avelar, “os projetos foram analisados a partir de critérios como originalidade, mobilização e engajamento com a comunidade, evidências fotográficas, dentre outros. Contudo, a participação de todos celebra o aprendizado e o compromisso com a educação ambiental”.
Escolas participantes
O projeto contou com a participação das turmas de quintos anos das seguintes escolas municipais de Piracicaba, que engajaram alunos e professores em todas as etapas do Saúde Nota 10:
Professora Ada Buselli Neme
Professor Decio Miglioranza
Professor Francisco de Almeida Kronka
Professora Ida Francez Lombardi
Professor Irineu Umberto Packer
Professor José Pousa de Toledo
Professor Santo Granuzzio
Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira
Professor Luis Claudio Alves
Wilson Guidotti

Professores premiados pela participação no Saúde Nota 10

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Análises Saiba mais
Análises