Notícias
Atuação da concessionária identifica acúmulo de resíduos no sistema, por descarte irregular, o que pode gerar ocorrências de extravasamento
Com equipes em campo e monitoramento remoto, a Mirante tem intensificado as medidas preventivas para manter o pleno funcionamento da rede de esgoto de Piracicaba. De janeiro a julho de 2025, foram realizadas cerca de 300 limpezas de rede de esgoto em vários bairros da cidade. A ação que ocorre de forma contínua apresenta números significativos, e demonstra o compromisso da concessionária.
“O sistema de esgoto está em constante funcionamento e, por isso, pode apresentar intercorrências e demandar reparos. Mas quando realizamos proativamente ações regulares, como a de limpeza periódica das redes, conseguimos reduzir significativamente esses riscos e evitar transtornos para a população”, explica Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Mirante.
Entre os bairros que receberam recentemente as ações programadas de limpeza das redes, está o Jardim Oriente e Serra Verde. Ainda que não tenham sido constatadas anormalidades no sistema, estão inseridos dentro da rotina de medidas preventivas, a fim de proteger a integridade da rede e assegurar o bem-estar dos moradores. Outro exemplo é o Jardim Abaeté, onde profissionais da Mirante têm retirado frequentemente acúmulo de resíduos sólidos e gordura, para evitar que impactem o fluxo de escoamento de esgoto na estrutura.
“Para além da atuação operacional, a concessionária tem mantido contato direto com a população, para esclarecer o trabalho que tem sido realizado e também orientar sobre o bom uso da rede, que não deve ser utilizada para descarte de lixo”, explica Erlon Pereira, coordenador de Responsabilidade Social da Mirante.
Monitoramento online, resultados presenciais
Integrando tecnologia à rotina operacional, a concessionária conta com um Centro de Operações Integradas (COI), que monitora remotamente 16 poços de visita distribuídos pela cidade. “Esse acompanhamento permite antecipar possíveis extravasamentos e agir de forma imediata. O objetivo é resolver a questão antes mesmo que possa gerar impacto”, destaca Andrey de Souza, gerente de serviços da concessionária. “Os PVs monitorados estão em regiões como Jardim Abaeté, Santa Terezinha, Paulicéia, Centro, entre outros bairros estratégicos.”




