Notícias

Ver notícia

Município conta com boa infraestrutura em educação, saúde, transporte público, saneamento básico, segurança e opções de lazer

Quantas cidades você conhece que tem um povo acolhedor, simpático, dono de um sotaque tão peculiar a ponto de se tornar patrimônio imaterial do Município? Mais que isso: quantas podem exibir, com orgulho, um rio que atrai turistas para suas margens, recheada de restaurantes que servem iguarias, especialmente, à base de peixe?

Piracicaba é privilegiada por muitos aspectos, mas sua beleza natural e seus moradores a fazem muito especial. A Noiva da Colina também é conhecida e reconhecida pelas importantes indústrias que escolheram solo piracicabano para criar raízes. Além disso, é um centro de cultura e educação, que reflete sua capacidade de atrair o que há de melhor nesses setores.

Mas o que faz uma cidade ser considerada boa para viver? Contar com boa infraestrutura, como educação, saúde, transporte público, saneamento básico, segurança e opções de lazer. Ou seja, uma cidade é boa para morar quando tem senso de justiça social, quando oferece dignidade aos moradores, quando tem como foco a sustentabilidade.

Dentre tantos fatores que fazem de Piracicaba um lugar ótimo para viver, a universalização do saneamento, conquistada em 2014, é um dos pontos que merece destaque. Logo, no quesito sustentabilidade, por exemplo – e que tem tudo a ver com saneamento básico, Piracicaba está à frente de muitos municípios brasileiros: apenas 60% possuem o serviço de coleta de esgoto, segundo o Atlas de Saneamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), ligado ao Ministério das Cidades, aponta que a coleta e o tratamento de esgoto são essenciais para o saneamento básico porque estão ligados diretamente à promoção de saúde pública e à manutenção de recursos naturais, especialmente os corpos hídricos, já que deles é captada a água para o abastecimento público.

12 ANOS – Nesse mês de junho, a Mirante completa 12 anos em Piracicaba, firme no propósito de levar saúde e qualidade de vida aos piracicabanos. E é o que vem realizando: a cidade registrou redução de 92% das internações hospitalares por doenças diarreicas em 2021 em comparação com 2006.

“Levar saneamento básico à população engloba saúde e proteção ambiental, mas vai além. Leva dignidade às pessoas e contribui com o futuro dos nossos filhos, netos e toda a geração futura. É um investimento contínuo e de longo prazo e que tem que ser estimulado, apoiado e cobrado pela população para que não fique só no discurso. Nós de Mirante estamos trabalhando para construir um futuro melhor e contamos com o apoio da população piracicabana para nos ajudar nesse propósito”, afirma o diretor presidente da Mirante, André Borges.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Análises Saiba mais
Análises