Notícias

Ver notícia

A Mirante recebeu, na última sexta-feira (19), na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, a visita de uma equipe técnica Secretaria de Agricultura de Atibaia e da Atibaia Saneamento, responsável pelo esgotamento sanitário da cidade de Atibaia. O objetivo da visita foi conhecer de perto o Secador de Lodo, localizado naquela unidade operacional, e o composto orgânico produzido com o resíduo do tratamento de esgoto, o lodo. A comitiva foi recepcionada pelo supervisor de Operações da Mirante, Andrey de Souza.

“Quando falamos em sustentabilidade, dar um fim ecológico ao resíduo gerado no nosso processo de saneamento é muito válido, principalmente por se tratar do lodo”, disse a coordenadora de Sustentabilidade da Atibaia Saneamento, Viviane Hiário. Segundo ela, encontrar essa maneira de utilizar o lodo de forma sustentável e ainda ajudar a agricultura, é muito importante. “Isso vai contribuir muito com Atibaia, podemos começar a utilizar o composto na parte de jardins para, depois, expandir para a agricultura.

O secretário municipal de Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola de Oliveira, ficou bastante satisfeito com o que viu na Bela Vista. “Esse projeto é bastante inovador, principalmente na questão da sustentabilidade. Nossa intenção é aplica-lo em Atibaia, pois essa iniciativa, além de dar um destino ecologicamente correto ao lodo, pode ajudar nossos agricultores e isso é muito importante”, afirmou o secretário.

Quem também comemorou ter conhecido o projeto foi o gerente de investimentos da Atibaia Saneamento, Alexandre Sleiman. “Marcamos essa visita para conhecer como a Mirante trabalha, quais os investimentos realizados no projeto. Daqui conseguimos tirar muitas ideias, aproveitar a expertise da empresa e, assim, adaptar o conceito em Atibaia”, comentou.

A excelência nos procedimentos operacionais do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba e os investimentos em pesquisa atrelados a concepção do secador de lodo têm atraído a atenção de vários públicos. Segundo o diretor executivo da concessionária, Ozanan Pessoa, a visita é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos que beneficiam diretamente o meio ambiente e a população do município.

“Do ponto de vista operacional, podemos afirmar que nosso município é privilegiado, pois conta com diferentes tecnologias implementadas, adequadas para atender a demanda do município de Piracicaba. Por isso, acredito que a experiência que a comitiva adquiriu ao conhecer o secador de lodo, agregará como um ótimo exemplo de gestão operacional eficiente, que pode ser facilmente replicada e pode contribuir diretamente com o desenvolvimento e agregar mais saúde e qualidade de vida à população de Atibaia”, explica Ozanan.

SECADOR DE LODO

Em 2019, a Mirante construiu, na ETE Bela Vista, o Secador de Lodo à luz solar. O resultado foi muito positivo, pois reduziu em um terço o volume do material destinado a aterros. Visando encontrar uma destinação ecologicamente sustentável a esse lodo, a Mirante, em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), encontrou uma saída inovadora: misturado com material estruturante (resultado de poda e grama realizadas na cidade) o subproduto se transformou em fertilizante agrícola, um ganho enorme ao meio ambiente.

 

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.