Notícias

Ver notícia

A tecnologia e os procedimentos implantados no sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba têm despertado o interesse de profissionais de diversas áreas e cidades do Brasil. O gerenciamento das operações realizado pela Mirante é case de sucesso até mesmo dentro da própria Aegea Saneamento, holding que controla a empresa. Para entender como funciona esse sistema, que tem contribuído para que a cidade seja número um no Ranking da Universalização do Saneamento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), um grupo de técnicos, que trabalham na Aegea Saneamento, visitaram a concessionária. A visita integra o Programa de Portas Abertas, criado especificamente para a realização de visitas guiadas. Além de conhecer o Centro de Controle Opracional (CCO), que fica na sede da empresa, o grupo visitou também a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão.

Recepcionados pelos especialistas das áreas de Operações e de Responsabilidade Social, os 12 colaboradores tiveram a oportunidade de acompanhar “in loco” a rotina e a tecnologia implantada no CCO, onde conferiram a logística e estrutura organizacional que permite a gestão e monitoramento dos sistemas à distância e em tempo real.

Os colaboradores realizaram também um tour na ETE Ponte do Caixão, responsável pelo atendimento de 150 mil habitantes. Eles conheceram todas as etapas de tratamento e conferiram os investimentos que a Parceria Público-Privada (PPP) realizou nos últimos sete anos e potencializaram a eficiência dos processos, contribuindo com o avanço do município frente ao panorama nacional de saneamento.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim, o Programa de Portas Abertas, é um meio de difusão diferenciado das informações relacionadas às atividades da empresa, disponibilizando ao público a possibilidade de ampliar conhecimentos da área de saneamento em um contexto geral.

“Apesar deste grupo de estudos estar inserido no setor, nem todos tiveram a oportunidade de conhecer uma estrutura organizacional e de sistema de saneamento, por esse motivo a ação é importante, para facilitar o acesso às informações de forma geral e, desta maneira, ao compreenderem a dinâmica operacional, possam, enfim, atuar em sinergia junto às áreas técnicas”, destaca a coordenadora.

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Análises Saiba mais
Análises

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.