Notícias

Ver notícia

O sistema de esgotamento sanitário da ETE Capim Fino despertou o interesse e serviu como objeto de estudo

O déficit do saneamento no país e os entraves que inviabilizam o avanço do setor, têm sido motivo de debates nas esferas Municipal, Estadual e até mesmo Federal, que buscam alternativas para alavancar e ampliar os índices de cobertura. Na contramão desse cenário está Piracicaba, que hoje, é referência nacional em saneamento.

Os investimentos realizados nos últimos anos no sistema de esgotamento sanitário do município, realizados por meio da Parceria Público Privada firmada entre a Mirante, com a Prefeitura de Piracicaba/Semae, conferem uma posição de destaque no setor e têm servido como vitrine e objeto de estudo. Entre as autoridades interessadas em pesquisar as boas práticas implementadas na região, a concessionária recebeu recentemente, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com a finalidade de conhecer a infraestrutura diferenciada e os recursos tecnológicos empregados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capim Fino.

Desta vez, a unidade operacional recebeu a visita técnica intermediada pela empresa Paques Brasil, com a finalidade de apresentar os processos implementados e a metodologia aplicada nas etapas de tratamento.

Recepcionados pelas equipes técnicas de Operações e de Responsabilidade Social da concessionária, representados por Amanda Miquelani e Jonatan Neves, respectivamente, com o apoio do diretor Sérgio Ramos da Cruz e Henrique Blasques de Assis, representante da área comercial da Paques, os quatro membros liderados pelo superintendente, Nelson Vieira Fraga Filho, vindos diretamente de Brasília (DF), para conhecer as soluções implementadas na unidade operacional e, assim, estudar formas de aplicar e investir em tecnologia semelhante para expandir a cobertura do saneamento em todo território nacional.

Durante o tour, as autoridades conferiram a estrutura física e tecnológica da unidade, que expandiu sua estrutura e está apta para atender a demanda de aproximadamente 30 mil habitantes. A planta conta com dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados – Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado, implementados após a conclusão do projeto de ampliação e modernização da estação.

Segundo o superintendente, Nelson Fraga, a visita técnica foi realizada com o objetivo de conhecer e encontrar uma metodologia que viabilize a implantação desse tipo de sistema em áreas de pequeno espaço, se tornando assim, uma alternativa para as regiões mais carentes do setor.

“Atuamos como uma autarquia federal que planeja e procura estruturar projetos de desenvolvimento para as regiões menos favorecidas. Sabemos que no país inteiro, principalmente no Centro-Oeste, temos dificuldades para investir em saneamento básico. É um problema que atinge o Brasil de forma geral, principalmente, os municípios de pequeno porte. Observamos que o modelo implantado nesta unidade é amplo e permite a aplicação em diversos cenários. Conhecer a experiência de Piracicaba é importante e pode nos ajudar a levar a ideia adiante e possivelmente, disponibilizar esse modelo aos que mais necessitam. Isso é uma forma de levar mais saúde, e qualidade de vida para a população.

Para Ricardo Miranda, presidente da Mirante, o modelo de sistema gerenciado em Piracicaba é resultado de uma gama de investimentos em recursos tecnológicos e metodologias, que contribuem para o desenvolvimento e inserem o município em um patamar privilegiado frente ao panorama nacional.

“Diante da atual conjuntura do Brasil, podemos afirmar categoricamente que Piracicaba é diferenciada e privilegiada do ponto de vista de saneamento. O país ainda tem um grande déficit nesse setor e ver que o município caminha no sentido oposto desse cenário, demonstra o compromisso em assegurar a perpetuidade da saúde e qualidade de vida da população atual e das próximas gerações. A concessionária se orgulha em contribuir com esse desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.