Notícias

Ver notícia

Ranking da Universalização do Saneamento: Piracicaba é referência nacional

A cidade de Piracicaba, no interior paulista, pelo segundo ano consecutivo, obtém nota máxima no Ranking da Universalização do Saneamento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), e lidera a lista das cidades mais bem saneadas do Brasil. O reconhecimento e a entrega da premiação, por oferecer atendimento à população em todos os serviços do setor, acontecem nesta quinta-feira, 28/03, em São Paulo, durante o simpósio realizado pela entidade. Desde 2012, a Aegea Saneamento opera no município por meio de Parceria Público Privada – PPP- firmada com a Prefeitura de Piracicaba, sendo responsável pelo sistema de esgotamento sanitário.

ETE Ponte do Caixão

ETE Ponte do Caixão

O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do setor nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município. Os dados, das quase 2 mil cidades analisadas, foram fornecidos pelo SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento, o que representa 34% dos municípios do Brasil e 67% da população do país. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS do Ministério da Saúde.

ETE Piracicamirim

ETE Piracicamirim

Investimento em esgotamento sanitário
Um dos principais diferenciais que fazem Piracicaba se destacar no setor de saneamento são os fortes investimentos realizados, principalmente, no esgotamento sanitário. Nos últimos seis anos, a Prefeitura, por meio da PPP, universalizou o atendimento com a construção de estações elevatórias de esgoto; construção, modernização e ampliação de estações de tratamento de esgoto e da rede coletora.

Centro de Controle Operacional (CCO)

Centro de Controle Operacional (CCO)

Segundo a administração pública municipal, além da PPP, operada pela Aegea Saneamento, o cumprimento integral do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com a implantação da Usina de Tratamento de Resíduos Ecoparque, juntamente com a operação do sistema de abastecimento realizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) tem contribuído com a redução do índice de doenças por veiculação hídrica no município e o aumento da sustentabilidade, com a preservação ambiental dos mananciais, principalmente o rio Piracicaba, que é atração turística e símbolo da cidade.

Compartilhar:

Veja Também

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.