Notícias

Ver notícia

Falar de saneamento básico é tratar de um direito universal de todos e trabalhar para proporcionar acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto nos 178 municípios onde atua é o que move a Aegea Saneamento, o maior grupo privado do setor no país, do qual a concessionária Mirante faz parte. Em Piracicaba, a Mirante é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. 

Para se ter ideia do quanto esse trabalho é fundamental à vida humana, em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E em pelo menos 06* dos 17 objetivos, os benefícios do saneamento básico estão inseridos.

Mas por que esses objetivos são tão importantes? Porque buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, os maiores desafios de nossos tempos.

De acordo com a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, a importância dos ODS se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social. “No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos”, afirma. Ela lembra ainda que esse deve ser um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil.

Para atingir todos os objetivos, o setor privado tem um papel essencial, especialmente pelo potencial de investimentos e, consequentemente, de inovações e tecnologias em favor da população. “Saneamento muda a vida das pessoas, diminui a desigualdade, aumenta a qualidade de vida, leva dignidade e valoriza os municípios. Por isso temos tanto orgulho em fazer parte de um grupo que, quanto mais cresce, mais pessoas beneficias”, diz Silvia. Hoje, a Aegea atende aproximadamente 26 milhões de pessoas.

NA PRÁTICA

Ao observarmos os investimentos e benefícios gerados no processo de universalização do saneamento em Piracicaba, que reduziram déficits históricos – com destaque para os investimentos em tratamento de esgoto, precisamos considerar o legado da universalização para o futuro. “São ganhos na saúde, na produtividade, no turismo, no aproveitamento escolar, na valorização imobiliária e ambiental, que perdurarão para sempre. E os investimentos na área devem continuar para manter a universalização. Para tanto, são necessários investimentos a fim de preservar as instalações já existentes e ampliar as redes coletoras de esgoto e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) a fim de acompanhar, ainda, a expansão da cidade”, afirma a diretora presidente. 

OS OBJETIVOS

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; *Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, *Água Potável e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria Inovação e Infraestrutura, *Redução das Desigualdades, *Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, *Vida na Água, *Vida Terrestre, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e Meios de Implementação.

Compartilhar:

Veja Também

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.