Notícias

Ver notícia

Estruturado há pouco mais de cinco anos pela Mirante, o programa Ribeirão Limpo tem papel fundamental no dia a dia da concessionária, uma vez que monitora diariamente rios e córregos do município, com o objetivo de evitar ocorrências relacionadas ao lançamento de esgoto in natura. Antes mesmo da criação desse processo, a concessionária já realizava vistorias com esse mesmo propósito. No entanto, a Mirante alerta para a importância da responsabilidade compartilhada no cuidado e conservação dos recursos naturais.

Além das ações do programa Ribeirão Limpo, a concessionária executa frequentemente, procedimentos preventivos como lavagem da rede coletora e outras intervenções no sistema, para assegurar o direcionamento adequado do efluente coletado até a unidade operacional mais próxima.

Muitas vezes, por desconhecimento técnico e pela falta de ferramentas específicas de detecção, as pessoas acabam relacionando o mau odor e a água com uma aparência mais escura exclusivamente a esgoto sem tratamento. “Mas existem outros fatores que contribuem com esse tipo de cenário, como o descarte irregular de lixo e a degradação natural de matéria orgânica, que podem ocasionar o mau cheiro”, explica a coordenadora de Operações da Mirante, Bruna Loreto Sousa.

Apesar da Mirante contar com uma estrutura de monitoramento, é essencial que a população também contribua por meio do descarte correto de lixo e outros materiais. Já foram encontrados em inspeções, por exemplo, restos de animais mortos e volumes consideráveis de folha, que obstruem o fluxo da água e que acentua, ainda mais, o quadro de mau cheiro. Segundo Bruna, “devido ao processo de decomposição”.

Uma das áreas monitoradas pelo Programa Ribeirão Limpo

Vale ressaltar que a rede coletora de esgoto é dimensionada para receber somente o efluente doméstico e, devido ao mau uso da tubulação, acaba sendo danificada pelos materiais irregulares (lixo, terra, pedra, entre outros), ocasionando as obstruções e, consequentemente, os extravasamentos pontuais.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem que a preservação desses recursos não depende somente da atuação da concessionária, mas sim, de uma responsabilidade compartilhada, em que cada indivíduo tem o seu papel como agente transformador, em que adota práticas sustentáveis. Inclusive, cada um deve exercer a função de fiscalizador, comunicando a empresa e as pastas competentes sobre qualquer anormalidade detectada. Desta forma, todos garantem um ambiente mais saudável e conservado para as próximas gerações”, destaca Bruna.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.