Até o dia 30 de novembro, os projetos que aliam esporte e educação, voltados para crianças e adolescentes, e que estejam em busca de patrocínio podem se inscrever no 4º Edital de Esporte do Instituto Equipav, lançado na sexta-feira, 28 de outubro. As iniciativas precisam estar aprovadas na Lei de Incentivo ao Esporte, com execução prevista para 2017 em pelo menos um dos estados em que o Instituto Equipav atua: Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Ao lançar o edital pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Equipav pretende garantir a oportunidade de que novos projetos idealizados para desenvolver o público infantil e jovem possam realmente se concretizar, ampliando o acesso ao esporte, às habilidades e aos benefícios gerados por ele – sejam físicos, emocionais ou sociais.

Para participar da seleção, os projetos precisam atender a todos os critérios previstos no regulamento (disponível na íntegra no site www.institutoequipav.org.br/editais). Serão aceitos projetos que tenham valor total a ser captado de até R$ 800.000,00 – desde que o incentivo solicitado ao Instituto Equipav não ultrapasse o valor máximo R$ 300.000,00. Os recursos para incentivo serão provenientes de renúncias fiscais das empresas do Grupo Equipav.

Projeto Passe da Escola

Projeto Passe da Escola – Vencedor da edição de 2013

Como se inscrever
Após conferir todos os requisitos contidos no regulamento, os produtores esportivos devem efetuar a inscrição gratuita exclusivamente pelo e-mail destinado ao recebimento das propostas (editaldoesporte@institutoequipav.org.br ) até o dia 30 de novembro. As inscrições são abertas para qualquer pessoa jurídica sem fins lucrativos com projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte. É possível inclusive que um mesmo produtor inscreva mais de um projeto.

Os interessados precisam comprovar o histórico que possuem na área esportiva e educacional, além da capacidade técnico-operativa para realizar as atividades que se propõem. No momento da inscrição, é necessário encaminhar os dados gerais sobre o proponente, uma apresentação do projeto contendo o cronograma, o plano de trabalho, as metas, o currículo dos realizadores e outras informações.

Os prazos
A inscrição do projeto será efetivada somente após o recebimento de uma confirmação eletrônica, que é emitida por e-mail em até 48 horas após o envio dos materiais. A seleção das iniciativas começa no dia 1º de dezembro e segue até o dia 9.

O anúncio do projeto vencedor está agendado para o dia 12 de dezembro, no site do IE e também na página oficial da instituição no Facebook (www.facebook.com/institutoequipav). Um júri formado por profissionais e pelo conselho do Instituto Equipav será responsável por todo processo de triagem, avaliação técnica e escolha final.

“A seleção de projetos que o IE realiza ano a ano é a forma mais democrática e transparente de dedicar apoio a uma causa. Todos os projetos que se encaixam nos critérios do edital podem buscar a nossa ajuda. Esperamos conhecer muitas iniciativas e ideias interessantes. Pelo menos uma delas será beneficiada com o nosso incentivo”, comenta a gestora de investimentos sociais do Instituto Equipav, Patricia Menezes.

Polos de Handebol - Associação Cultural e Esportiva Univali

Polos de Handebol – Projeto vencedor em 2014

Edições anteriores
Todos os projetos são selecionados no ano anterior à sua execução. Em 2013, o primeiro edital para seleção de projetos lançado pelo IE teve como vencedor o “Passe da Escola”. Realizado pela Associação Lageana de Voleibol nas cidades de Lages e Penha (SC), o objetivo é estimular crianças e adolescentes a praticarem o voleibol, oferecendo atividades esportivas para meninos e meninas nos períodos em que não estão em aula.

O projeto Polos de Handebol, da Associação Cultural e Esportiva Univali (ACEU), de Itajaí (SC), foi o projeto vencedor da segunda edição, no ano de 2014. A iniciativa proporciona ao público infantil e jovem a oportunidade de conhecer e praticar uma atividade física – no caso, o handebol – e vivenciar valores positivos, tanto através do esporte quanto de palestras sobre temas diversos, como reciclagem e higiene pessoal.

Em 2015, na terceira edição do processo de seleção organizado IE, dois projetos saíram vencedores. Um deles é o Esporte Comunitário Surf, do Instituto Unimed Santa Catarina. Nesta iniciativa, alunos da rede pública de Penha (SC) recebem aulas e treinamentos voltados ao condicionamento físico, à educação ambiental e às práticas no mar. O segundo projeto escolhido foi o Tênis nas Escolas, do Instituto Patrícia Medrado, realizado nos municípios de Cosmópolis e Artur Nogueira (SP) com o intuito de capacitar professores de Educação Física para que se tornem multiplicadores do tênis nas escolas e popularizarem a modalidade – ainda vista como um esporte de elite por uma parcela considerável da população – para milhares de alunos da rede pública.

O Instituto Equipav
Criado em abril de 2013, o Instituto Equipav é uma organização de abrangência nacional sem fins lucrativos, que tem a missão contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atuam as empresas do Grupo Equipav e da Aegea – companhia de saneamento responsável pelo gerenciamento de mais de 40 concessionárias de água e esgoto no Brasil.

O IE é o órgão responsável por destinar e monitorar os investimentos sociais das empresas em projetos e ações realizados em diversas cidades brasileiras por meio de leis de incentivos fiscais. A instituição trabalha para ampliar o acesso à cultura, à educação e ao esporte em diversas cidades do Brasil, além de fazer com que a sustentabilidade – uma prática essencial para termos um país realmente desenvolvido e preservado – seja valorizada desde cedo.

esporte-comunitario-surf-vencedor-da-edicao-2015

Esporte Comunitário Surf – Projeto vencedor da edição de 2015

Share Button