Notícias

Ver notícia

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista recebeu, na manhã desta terça-feira (21), através do Projeto Portas Abertas, a visita do representante da empresa EcoRio, Allan Funes, e do membro do Conselho Federal Parlamentar, Douglas Martini. Ambos vieram conhecer de perto o secador solar de lodo. Allan e Douglas foram recebidos pelo supervisor de Operações da Mirante, Andrey de Souza, e por Pedro Guimarães, da área de Responsabilidade Social.

Desde 2020, o secador de lodo, que utiliza apenas a luz solar, é responsável por reduzir para um terço o volume de todo o lodo gerado em Piracicaba – aproximadamente 1.200 toneladas/ano. Além desse ganho ambiental, que reduziu o volume enviado a aterros credenciados, esse subproduto do tratamento de esgoto também vem sendo testado para fins agrícolas.

Segundo Andrey, misturado com material estruturante – resultado de poda e grama realizadas na cidade – o lodo se transformou em composto orgânico onde depois de inertizado está sendo testado em agricultura. Esse é justamente um dos motivos da visita de Allan, cuja empresa, a EcoRio, atua na área de soluções ambientais. “A EcoRio tem interesse em conhecer essa atividade para entender os benefícios para a compostagem, tão importantes para o meio ambiente”, disse Allan.

 O SECADOR

Em Piracicaba, 100% do esgoto coletado – 3 milhões de metros cúbicos/mês – são tratados em 24 ETEs, sendo geradas 1.200 toneladas de lodo mensalmente. O secador solar tem a capacidade de secar, aproximadamente, 70% da água do lodo, reduzindo o volume em um terço do total. Após a redução, o lodo é misturado com 1.800 toneladas de material estruturante, resultado da poda de arvores e grama na cidade. O resultado desse processo são 1.800 toneladas de compostagem orgânica que poderá ser destinada à agricultura.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.