Notícias

Ver notícia

Implantado há menos um ano, o projeto Fórmula 1 é considerado case de sucesso

Como um milésimo de segundo pode impactar a performance de uma equipe? A resposta para essa questão foi a alavanca que desafiou a área técnica da Serviços da Mirante – responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, por meio da Parceria Público-Privada com a Prefeitura por meio do Semae -, a encontrar uma metodologia para aprimorar os processos operacionais e assegurar a qualidade dos serviços. Neste conceito foi concebido e implantado há quase um ano, o projeto Fórmula 1, que na semana passada, conquistou o 2º lugar no Prêmio Inovação Aegea, na categoria “Eficiência Operacional / Técnica”, em uma solenidade que aconteceu em Indaiatuba, SP.

O projeto desenvolvido pela área de Serviços junto à gerência de Engenharia e Operações e diretoria executiva da concessionária, está pautado na implementação de processos operacionais e adaptações da estrutura física que garantem a otimização do tempo de execução das atividades e, consequentemente, promovem a melhoria contínua da performance da equipe técnica.

Segundo o diretor executivo, Fabio Arruda, um dos idealizadores do projeto, o principal desafio de implantar esse tipo de melhoria na área de serviços é descobrir a melhor metodologia para produzir mais com menos. “Ao estudarmos o assunto verificamos que o sucesso desta operação está diretamente ligado ao planejamento e antecipação dos processos. Desta forma, com a redução do tempo de preparação da equipe antes de sair da base, as ocorrências são executadas em um prazo menor e, consequentemente, possibilita a ampliação dos atendimentos”, explica o diretor.

Dividido em duas etapas, o projeto teve como ponto de partida uma reunião entre os gestores, que englobou uma análise minuciosa dos procedimentos e identificação dos gaps que apresentavam possibilidade de melhorias, por meio da metodologia 5W2H. O estudo considerou também a atribuição dos responsáveis para coordenar as ações, definição dos prazos e estimativa de valores de investimento para cada ação.

A segunda etapa englobou uma vistoria do trabalho em campo, com a finalidade de identificar as particularidades e dificuldades exigidas pela tarefa. Entre os itens elencados pelo estudo considerou-se a questão do tempo médio utilizado para a saída da base até a conclusão da ocorrência. Para esse diagnóstico, a equipe contou com o sistema de OS online, um software de gerenciamento dos serviços que permitiu monitorar a performance das equipes neste período. Os resultados obtidos possibilitaram avaliar o comportamento dos colaboradores antes e após a implantação das melhorias.

A coordenadora de Serviços, Laís Gomes Pedra explica que todas as ações do projeto foram pensadas em uma forma de facilitar o dia a dia do colaborador e também aumentar a produtividade. De acordo com o gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, desde o início, o projeto Fórmula 1 foi constituído em uma estrutura replicável em outras unidades de negócio do grupo. Por isso, o protótipo foi constituído em Piracicaba e, após os primeiros resultados, sua estrutura já está em processo de aplicação nas outras unidades da Regional SP.

Fórmula 1 em números
Para mensurar as melhorias obtidas com a implantação, bem como aperfeiçoar os processos, o projeto foi dimensionado para o acompanhamento para um ano, no entanto, após o período de onze meses de execução os resultados já demonstraram ascensão do número de atendimentos e redução do tempo de saída da base do trabalho, que caiu de 33 para 14 minutos. No setor de manutenção, antes da implantação eram atendidas diariamente aproximadamente 13 ocorrências, e hoje, chegam a 21, o que representa uma efetividade de 61% dos procedimentos. Na área Comercial, as melhorias possibilitaram dobrar a quantidade de serviços, passando de 40 para 99 atendimentos mensais.

Para saber mais sobre o projeto e conferir os depoimentos de todos os envolvidos no processo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1TjRoV0uhR8.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.