Notícias

Ver notícia

Cuidar de pessoas. Esse é o principal objetivo da Mirante, concessionária que integra a Aegea Saneamento, o maior grupo privado do setor no Brasil. Há quase 11 anos em Piracicaba, a Mirante vai muito além de coletar e tratar o esgoto; atua diretamente junto às comunidades, especialmente as mais vulneráveis. Para que isso aconteça, conta com a área de Responsabilidade Social, que desenvolve vários programas e projetos junto a esse público.

A atuação acontece de várias maneiras, mas a principal – e que é desenvolvida durante todo o ano, é o Programa Afluentes. Por meio de reuniões com lideranças comunitárias, nos quatro cantos da cidade, a equipe de Responsabilidade Social está sempre a postos tanto para levar as informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Mirante, quanto para ouvir os anseios da comunidade, críticas e sugestões que podem mudar a realidade da região.

“Esta relação com a população, por meios dos líderes comunitários dos mais diferentes bairros, vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, priorizando sempre o empoderamento das comunidades através desse canal aberto entre a concessionária e a população”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Durante as reuniões, diversos temas são trabalhados, como a importância do saneamento e o impacto positivo na saúde e na qualidade de vida das pessoas, além do desenvolvimento da cidade. Gabriel lembra ainda alguns temas muito importantes tratados nas reuniões de Afluentes. “Nós trabalhamos a questão do descarte correto de óleo de cozinha usado, que não pode ser jogado nos ralos da pia, assim como qualquer tipo de gordura. Para isso, por exemplo, utilizamos o Programa De Olho no Óleo, de conscientização mesmo”, explica Gabriel.

O descarte de lixo e objetos diversos na rede de esgoto, especialmente nos vasos sanitários, é outro tema bastante relevante. “Nós procuramos sempre mostrar quais as consequências de ações como essa. Munidos de muita informação, vamos mudando a realidade dessas pessoas porque, muitas dessas atitudes, são prejudiciais a eles mesmos”, comenta o analista. Isso porque, tanto o descarte de óleo usado e de lixo na rede de esgoto provocam entupimentos e, muitas vezes, a população é afetada por eles.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante endossa. “Nosso compromisso com a qualidade de vida é perceptível nas ações que contemplam as atividades sociais desenvolvidas com a participação da população piracicabana”, afirma. Ela comenta ainda os investimentos realizados pela Mirante, em apenas dois anos fez com que o município atingisse a universalização do sistema de esgotamento sanitário, que preserva a natureza e o rio Piracicaba, orgulho da população. “Todos esses fatores significam saúde, qualidade de vida, valorização da cultura local, da história de um povo e respeito ao nosso rio através da união de forças com a comunidade para o bem comum”, enfatiza.

ENTRE EM CONTATO

Ficou interessando e quer saber como levar o Programa Afluentes para o seu bairro? Entre em contato pelo Whatsapp (19) 97104 4007 ou pelo e-mail responsabilidadesocial@miranteppp.com.br .

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.