Notícias

Ver notícia

Programa da Mirante tem como objetivo apresentar as tecnologias utilizadas no tratamento de esgoto

Para conquistar a universalização do saneamento em Piracicaba, foram necessários grandes investimentos, mas o principal foi a construção, realizada pela Mirante, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, uma das mais modernas do país, que começou a operar em 2013. Devido à importância da unidade, ali é desenvolvido o Portas Abertas.

O objetivo do programa, criado especificamente para a realização de visitas guiadas, é que os visitantes tenham a oportunidade de acompanhar ‘in loco’ a rotina e tecnologia implantada na ETE Bela Vista. Na semana passada, com a abertura do Portas Abertas 2024, a estação recebeu a visita de um grupo de líderes comunitários, que foi recepcionado por colaboradores das áreas de Operação e Responsabilidade Social.

De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Mirante, Isabela Nolasco, conhecer o tratamento de esgoto faz toda a diferença. “Falamos muito sobre a importância do uso correto da rede coletora, de mudarmos hábitos, como o descarte de lixo em vasos sanitários, de óleo e gorduras nas pias. Mas ver de perto como é feito o tratamento e como o uso incorreto da rede de esgoto impacta na operação, é bem diferente. As pessoas passam a entender melhor e saem da visita com outra percepção”, afirma Isabela.

Ao final da visita, houve uma roda de conversa entre a liderança comunitária e a equipe de Responsabilidade Social para ouvir e esclarecer demandas e dúvidas. Além disso, segundo Isabela, “É muito positivo perceber o entusiasmo das pessoas em conhecer uma estação de tratamentos de esgoto.”

ETE BELA VISTA

Localizada na região de Santa Terezinha, a ETE tem capacidade para atender aproximadamente 150 mil habitantes. Instalada em uma área de 42 mil m², foi construída com o objetivo de atender, em conjunto com a ETE Capim Fino e a ETE Ártemis, toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba.

Com vazão média de esgoto de 340 litros por segundo, a Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor.

A unidade também conta com o Secador de Lodo à luz solar, uma grande conquista para Piracicaba na área de meio ambiente. No local é levado todo o lodo gerado no tratamento de esgoto que, só com a luz do sol, elimina 70% da água e reduz todo o volume em um terço, sendo um ganho significativo ao meio ambiente.

QUER CONHECER?

Você também gostaria de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista? Entre em contato pelo e-mail portasbertas@miranteppp.com.br .

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.