Notícias

Ver notícia

Município conta com boa infraestrutura em educação, saúde, transporte público, saneamento básico, segurança e opções de lazer

Quantas cidades você conhece que tem um povo acolhedor, simpático, dono de um sotaque tão peculiar a ponto de se tornar patrimônio imaterial do Município? Mais que isso: quantas podem exibir, com orgulho, um rio que atrai turistas para suas margens, recheada de restaurantes que servem iguarias, especialmente, à base de peixe?

Piracicaba é privilegiada por muitos aspectos, mas sua beleza natural e seus moradores a fazem muito especial. A Noiva da Colina também é conhecida e reconhecida pelas importantes indústrias que escolheram solo piracicabano para criar raízes. Além disso, é um centro de cultura e educação, que reflete sua capacidade de atrair o que há de melhor nesses setores.

Mas o que faz uma cidade ser considerada boa para viver? Contar com boa infraestrutura, como educação, saúde, transporte público, saneamento básico, segurança e opções de lazer. Ou seja, uma cidade é boa para morar quando tem senso de justiça social, quando oferece dignidade aos moradores, quando tem como foco a sustentabilidade.

Dentre tantos fatores que fazem de Piracicaba um lugar ótimo para viver, a universalização do saneamento, conquistada em 2014, é um dos pontos que merece destaque. Logo, no quesito sustentabilidade, por exemplo – e que tem tudo a ver com saneamento básico, Piracicaba está à frente de muitos municípios brasileiros: apenas 60% possuem o serviço de coleta de esgoto, segundo o Atlas de Saneamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), ligado ao Ministério das Cidades, aponta que a coleta e o tratamento de esgoto são essenciais para o saneamento básico porque estão ligados diretamente à promoção de saúde pública e à manutenção de recursos naturais, especialmente os corpos hídricos, já que deles é captada a água para o abastecimento público.

12 ANOS – Nesse mês de junho, a Mirante completa 12 anos em Piracicaba, firme no propósito de levar saúde e qualidade de vida aos piracicabanos. E é o que vem realizando: a cidade registrou redução de 92% das internações hospitalares por doenças diarreicas em 2021 em comparação com 2006.

“Levar saneamento básico à população engloba saúde e proteção ambiental, mas vai além. Leva dignidade às pessoas e contribui com o futuro dos nossos filhos, netos e toda a geração futura. É um investimento contínuo e de longo prazo e que tem que ser estimulado, apoiado e cobrado pela população para que não fique só no discurso. Nós de Mirante estamos trabalhando para construir um futuro melhor e contamos com o apoio da população piracicabana para nos ajudar nesse propósito”, afirma o diretor presidente da Mirante, André Borges.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.