Notícias

Ver notícia

Cidade será reconhecida com o Prêmio ‘Casos de Sucesso’ na categoria ‘Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto’

Legenda da foto: Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista, feita pela Mirante, possibilitou a universalização do saneamento em Piracicaba

Mais uma vez o serviço de esgotamento sanitário realizado pela Mirante é reconhecido nacionalmente. Piracicaba será uma das cidades a receber, no dia 27 de maio, o Prêmio ‘Casos de Sucesso’ – categoria ‘Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto’, uma iniciativa do Instituto Trata Brasil. Dentre os municípios atendidos pela Aegea Saneamento de porte considerável, além de Piracicaba, Campo Grande (MT) será premiada na categoria Redução nas Perdas de Água.

Nesta categoria, premiaram-se municípios que simultaneamente tivessem apresentado a melhor evolução no indicador de tratamento de esgoto nos últimos 10 anos de dados disponíveis no SNIS (2013–2022) e que atendessem às metas de coleta (90% da população) e tratamento (80% da água consumida) de esgoto em 2022. Aplicando-se tais critérios, chega-se aos seguintes municípios vencedores:

Fonte: SNIS (2022)

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2013, Piracicaba tratava 60,73% do esgoto gerado e em 2022, o indicador alcançou os 100%. Isso representa uma evolução de 39,27 pontos percentuais. Além disso, o município atende 100% da população com coleta de esgoto na área urbana.

Para Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, reconhecer o esforço dos municípios a partir da premiação ‘Casos de Sucesso’ é uma chance de fomentar a busca pela universalização do saneamento em outras localidades brasileiras através de um exemplo positivo. Uma vez que, levar o acesso pleno aos serviços básicos para os habitantes têm o potencial de transformar uma cidade em vertentes sociais, econômicas e ambientais.

Estamos na 8ª edição do Prêmio ‘Casos de Sucesso’e sempre ficamos felizes por observar destaques positivos na infraestrutura de saneamento básico, em meio a um cenário desafiador que o país tem pela frente. Sabemos que a melhoria do saneamento não acontecerá sem a estruturação de políticas públicas e o engajamento dos agentes da sociedade civil. Em ano de eleições municipais, é fundamental o saneamento estar na pauta e nos planos eleitorais. A universalização dos serviços básicos é uma realidade tangível e existem exemplos no país para mostrar que é possível, afirma Luana.

Segundo o diretor presidente da Mirante, André Borges, o prêmio é um reconhecimento a todo trabalho realizado pela concessionária ao longo de 12 anos em Piracicaba. “Representa a soma do esforço conjunto de várias áreas em busca de um único objetivo: assegurar mais dignidade e qualidade de vida à população por meio de um esgotamento sanitário de qualidade”, diz André.

A cerimônia de premiação acontece no dia 27 de maio, das 13h30 às 17h, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), localizada na Avenida 09 de Julho, em São Paulo.  Para mais informações, acesse: https://tratabrasil.org.br/rsvp/

TRATA BRASIL

O Instituto Trata Brasil é uma organização civil formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do Brasil. Faz parte do trabalho do Trata Brasil conscientizar a sociedade sobre a importância do acesso à água tratada, a coleta e o tratamento de esgoto.

Também desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico, onde as pessoas convivem com a falta de água e esgoto a céu aberto. Dentro do escopo de trabalho do Trata Brasil há três eixos de atuação: Água e Cidadania pela Vida; Trata Brasil na Comunidade; e Apoio ao Saneamento Rural e em Áreas Isoladas.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.