Notícias

Ver notícia

A Mirante – Parceria Público-Privada firmada com a Prefeitura/Semae responsável pelo esgotamento sanitário do município – e o 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba estão estudando a realização de uma cooperação para adotar uma forma sustentável de combate a incêndios. A novidade consiste na utilização de água de reuso, proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da concessionária nos caminhões de combate ao fogo da corporação.

O primeiro encontro para tratar do tema aconteceu na sede da concessionária. O comandante tenente-coronel PM Harley Washington A. Ferreira, acompanhado do Capitão Rossetti e do Tenente Beraldo, visitou o Centro de Controle Operacional da concessionária e destacou aos diretores da empresa, Ricardo Miranda e Fábio Arruda, os impactos positivos da medida nos âmbitos social e ambiental. “A ideia é excelente, pois com a utilização da água de reuso no combate a incêndios deixamos de tirar água potável do sistema de abastecimento, podendo esse volume ser revertido para o consumo da população”, justifica o comandante, lembrando que a medida se torna ainda mais importante nos períodos de escassez hídrica.


Para o diretor executivo da Mirante, Fábio Arruda, a medida pode ajudar a potencializar a divulgação dos diferentes usos da água de reuso no cotidiano urbano. “Quanto mais a água de reuso for utilizada e por mais pessoas diferentes, conseguimos vencer preconceitos que ainda existe sobre essa utilização”, ressalta Arruda.

Segundo o presidente da Mirante, Ricardo Miranda, a próxima etapa do projeto inclui um estudo de demanda, que será elaborado pelos bombeiros, e o planejamento das instalações dos tanques nos quartéis. “Esse projeto tem todo o nosso apoio. Nós já nos orgulhamos em desenvolvermos um serviço que contribui com a saúde e qualidade de vida dos piracicabanos e agora em poder estender essa sustentabilidade também ao trabalho dos bombeiros”, afirma Miranda.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.