Notícias

Ver notícia

Evento contou com a parceria da Unimed Piracicaba

A área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante promoveu, nesta segunda-feira (23), uma manhã especial, com palestras alusivas ao Outubro Rosa, sob o tema: ‘Vamos conversar sobre a importância do Outubro Rosa – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama’. O evento, que teve parceria da Unimed Piracicaba, foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira, o objetivo da ação foi reforçar a prevenção ao câncer de mama junto às colaboradoras da Mirante e às do Semae, que também foi parceiro no evento.

A ginecologista e mastologista da Unimed Piracicaba, Cristiane Morato Angeli Fonseca, abriu a manhã com uma palestra sobre os fatores de risco para a doença, a importância do autocuidado, os sintomas e tratamentos, sempre pautada na cura da doença. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, mas a boa notícia é que as chances de cura vêm aumentando, graças à precocidade do diagnóstico”, disse Cristiane. Por isso a importância dos exames periódicos, do autocuidado e da observação das mamas.

De acordo com Ana Luísa Ceglio, psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Piracicaba, o câncer não pode ser associado à morte, mas à possibilidade de uma mudança de vida, rumo à cura. Ana explicou, em sua palestra, os ciclos emocionais da doença em mulheres recém diagnosticadas. “São muitos momentos difíceis, mas é importante focar na cura. É necessário que tenhamos uma vida saudável, com ênfase na alimentação e na atividade físicas, mas também na saúde emocional para enfrentarmos as adversidades da vida”, afirmou.

OTIMISMO SEMPRE

A empresária Lucélia Cleri Gabriel Semmler, 45 anos, descobriu o câncer de mama aos 42, mas não se deixou abater. Agarrou-se à sua fé e enfrentou a doença com a certeza da cura. Nem a corrida, um de seus hobbies, ficou de fora durante o tratamento. “Não mudei a minha rotina porque eu já me sentia curada. Sempre tive muita fé, passei por momentos muito delicados, o tratamento não é fácil, perdi os cabelos, tive as consequências das quimioterapias, mas não foco no que foi ruim, apenas naquilo que consegui: a cura”, contou Lucélia durante a sua palestra.

Lucélia destacou a fé como uma grande aliada à cura do câncer de mama

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa teve início em 1991, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure – hoje a maior organização de câncer de mama do mundo – lançou o laço cor-de-rosa, distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A campanha logo ganhou inúmeros países.

Susan G. Komen, que dá nome à Fundação, foi uma vítima do câncer de mama, que passou por vários tratamentos, mas que, depois de três anos, não sobreviveu à doença. Sua irmã, Nancy Brinker, levou adiante os planos das duas, já que Susan queria melhorar o ambiente que as pacientes encontram nos hospitais. E foi assim que a organização começou. Com uma doação inicial de 200 dólares e uma caixa com nomes de possíveis doadores. Ironicamente, alguns anos depois, a própria Nancy Brinker tornou-se uma sobrevivente do câncer de mama.

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.