Notícias

Ver notícia

Evento contou com a parceria da Unimed Piracicaba

A área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante promoveu, nesta segunda-feira (23), uma manhã especial, com palestras alusivas ao Outubro Rosa, sob o tema: ‘Vamos conversar sobre a importância do Outubro Rosa – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama’. O evento, que teve parceria da Unimed Piracicaba, foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira, o objetivo da ação foi reforçar a prevenção ao câncer de mama junto às colaboradoras da Mirante e às do Semae, que também foi parceiro no evento.

A ginecologista e mastologista da Unimed Piracicaba, Cristiane Morato Angeli Fonseca, abriu a manhã com uma palestra sobre os fatores de risco para a doença, a importância do autocuidado, os sintomas e tratamentos, sempre pautada na cura da doença. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, mas a boa notícia é que as chances de cura vêm aumentando, graças à precocidade do diagnóstico”, disse Cristiane. Por isso a importância dos exames periódicos, do autocuidado e da observação das mamas.

De acordo com Ana Luísa Ceglio, psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Piracicaba, o câncer não pode ser associado à morte, mas à possibilidade de uma mudança de vida, rumo à cura. Ana explicou, em sua palestra, os ciclos emocionais da doença em mulheres recém diagnosticadas. “São muitos momentos difíceis, mas é importante focar na cura. É necessário que tenhamos uma vida saudável, com ênfase na alimentação e na atividade físicas, mas também na saúde emocional para enfrentarmos as adversidades da vida”, afirmou.

OTIMISMO SEMPRE

A empresária Lucélia Cleri Gabriel Semmler, 45 anos, descobriu o câncer de mama aos 42, mas não se deixou abater. Agarrou-se à sua fé e enfrentou a doença com a certeza da cura. Nem a corrida, um de seus hobbies, ficou de fora durante o tratamento. “Não mudei a minha rotina porque eu já me sentia curada. Sempre tive muita fé, passei por momentos muito delicados, o tratamento não é fácil, perdi os cabelos, tive as consequências das quimioterapias, mas não foco no que foi ruim, apenas naquilo que consegui: a cura”, contou Lucélia durante a sua palestra.

Lucélia destacou a fé como uma grande aliada à cura do câncer de mama

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa teve início em 1991, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure – hoje a maior organização de câncer de mama do mundo – lançou o laço cor-de-rosa, distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A campanha logo ganhou inúmeros países.

Susan G. Komen, que dá nome à Fundação, foi uma vítima do câncer de mama, que passou por vários tratamentos, mas que, depois de três anos, não sobreviveu à doença. Sua irmã, Nancy Brinker, levou adiante os planos das duas, já que Susan queria melhorar o ambiente que as pacientes encontram nos hospitais. E foi assim que a organização começou. Com uma doação inicial de 200 dólares e uma caixa com nomes de possíveis doadores. Ironicamente, alguns anos depois, a própria Nancy Brinker tornou-se uma sobrevivente do câncer de mama.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.