Notícias

Ver notícia

Nove meses após a conclusão das obras de melhorias do sistema de esgotamento sanitário que atende aos bairros Bosques do Lenheiro e Gilda, a concessionária já obteve resultados satisfatórios sobre a eficiência do processo implantado. As obras de substituição de rede projetadas para esta área, reduziram o índice de atendimentos de ocorrências provenientes de extravasamento de esgoto de 32 ocorrências no mês para 10.

O projeto de substituição de rede, planejado e executado pela área de Engenharia e Manutenção, foi realizado em seis etapas para desviar o fluxo de esgoto da Rua Pinheiros e desafogar a rede que recebia todo efluente do Bosques do Lenheiro e do bairro Gilda.

Antes da realização da obra, foram executadas no período de junho de 2012 a agosto de 2014, mais de 828 desobstruções na rede de esgoto dos bairros Bosques do Lenheiro e Gilda, a média de 32 desobstruções por mês e cerca de uma por dia. Após a finalização do projeto, o número de atendimentos atingiu a média de 10 a 12 ocorrências registradas, mesmo em período de chuvas, conforme demonstrado no gráfico abaixo:

De acordo com o gerente de Engenharia, Fábio Arruda, os índices obtidos com a implantação do projeto, são resultados de um conjunto de ações estudadas e implementadas pela concessionária, em parceria com o Semae, realizadas com o objetivo de garantir a efetividade do sistema e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros Bosques do Lenheiro e Gilda.

“Ao avaliarmos os resultados obtidos após a conclusão das obras, constatamos que as operações executadas na área, foram eficazes e solucionaram o problema que existiam na rede coletora de esgoto local. Além disso, promovemos também, junto às lideranças comunitárias um trabalho socioambiental, com o objetivo de orientar a população sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário. Com este conjunto de ações implementadas, asseguramos o bom funcionamento do sistema, pois recebemos o auxílio dos membros das comunidades envolvidas, que ajudam a monitorar o uso e descarte correto de esgoto na rede”, conclui o gerente.

Sobre o projeto
O projeto desenvolvido substituiu 63 ligações, com implantação de 766 metros de rede com diâmetro variando entre 200 e 250 mm, e profundidade média de execução de 2,50 metros. Além de novos poços de vistas as manilhas de cerâmicas foram substituídas por PVC, o que garante maior durabilidade e eficiência ao processo de coleta de esgoto. A operação completa envolveu as ruas Seringueiras e trecho da Pau Brasil, passando pelas ruas Dos Mognos, Castanheiras, Oliveiras, Jataís e Guariroba.

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.