Notícias

Ver notícia

Karolyne e Erika são exemplos de dedicação, comprometimento e empatia nas funções que exercem

Trabalhar numa área que muda a vida das pessoas, que leva mais saúde, mais qualidade de vida, mais dignidade à população, além de ter efetiva participação na preservação do meio ambiente é um privilégio. Essa é a realidade do saneamento, área que vem ganhando destaque nos últimos anos, especialmente depois do Marco Regulatório do Saneamento, que tem como metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.

A situação ainda é alarmante: uma em cada duas pessoas no Brasil não tem oferta adequada de água potável e banheiros, além de carência na coleta ou tratamento de esgoto. Piracicaba segue na contramão dessa dura realidade e é destaque nacional pela universalização do esgotamento sanitário, que ocorreu nos dois primeiros anos da concessão da PPP (Parceria Público Privado). E assim como em tantos outros setores, o saneamento também faz parte da vida de muitas mulheres.

No quadro de colaboradores da Mirante, por exemplo, figuram mulheres que, além de serem valorizadas na empresa, desempenharem papéis estratégicos. É o caso da programadora de serviços Erika Paulino e da supervisora de engenharia Karolyne Pastori, que trabalham para fazer a diferença no dia a dia corrido da cidade onde vivem.

O trabalho que a Mirante executa em Piracicaba, além da coleta e tratamento de esgoto, também contempla a área de Serviços, que necessita de uma programação bastante efetiva. As ordens de serviço são abertas pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que repassa para a Mirante. Para que essas ordens cheguem às equipes de Serviços, elas precisam passar pela programação.

EMPATIA E COMPROMETIMENTO

É essa a função que Erika exerce há sete anos na Mirante: programar as ordens de serviço. “As ordens de serviço que chegam precisam de um filtro, por exemplo, para onde devem ser direcionadas. Elas vão desde alguma ocorrência em um PV (poço de visita) obstruído, até uma ligação nova de esgoto. Para cada uma delas, existe uma equipe e é esse o trabalho da programação”, explica Erika.

“É bem corrido sim, mas gosto demais do meu trabalho, principalmente porque sei da importância do esgotamento sanitário para Piracicaba, para o nosso rio, nossos mananciais e nossos clientes. E me orgulho de fazer parte dessa área”, afirma. “Quando nos colocamos no lugar das pessoas que precisam de um apoio na nossa área de atuação, o trabalho flui muito melhor, porque é feito com amor”, conclui.

A FORÇA DA MULHER

Quem vê Karolyne Pastori andando pra lá e pra cá, acha que ela é uma tímida mocinha recém-saída da faculdade. Ledo engano! Ela é pequena e delicada apenas na estatura. Karol atua há quase oito anos na Mirante, liderando um time que realiza trabalhos superimportantes, como elaboração de relatórios e de análise de projetos, vistorias técnicas e acompanhamento de obras, além de estar no apoio de assuntos estratégicos para a empresa. “Costumo dizer que, sem meu time, não seria quem eu sou”, afirma.

Para a supervisora de engenharia, é muito gratificante trabalhar ao lado de mulheres empoderadas e corajosas, em uma empresa que as valoriza. “Me orgulho em poder, através do meu trabalho, levar dignidade e qualidade de vida para a população, além de preservar o meio ambiente. Tudo isto me dá motivação para entregar o meu melhor todos os dias”, finaliza.

ESG E VALORIZAÇÃO FEMININA

A Aegea Saneamento, da qual a Mirante faz parte, tem compromisso com metas que reforçam uma atuação sustentável e iniciativas que valorizam o meio ambiente, a igualdade e a diversidade. Desta forma, vai além de nossas metas contratuais, desenvolvendo as melhores práticas em ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança). Entre as diversas metas definidas, está o aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança.

Para as colaboradoras da Mirante esse compromisso da empresa é traduzido no dia a dia, pelo respeito e a valorização do talento feminino, dando abertura para o constante aperfeiçoamento técnico e pessoal.

É por isso que as colaboradoras da Mirante sabem que, quando a gente cuida, a vida acontece!

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.