Notícias

Ver notícia

Projeto de educação ambiental é patrocinado pela Mirante com apoio do Instituto Aegea

A primeira etapa do projeto Missão Cidade Azul, que vem sendo realizado na Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira, desde abril, termina no final deste mês, com uma pausa durante as férias de julho e retorno previsto para agosto. O Missão Cidade Azul, que tem patrocínio da Mirante e apoio do Instituto Aegea, é um projeto de educação ambiental que, por meio de uma plataforma de jogos, combina o mundo virtual com o mundo real de maneira criativa e envolvente. A unidade escolar está localizada no bairro Monte Líbano.

De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Mirante, Isabela Nolasco, corresponsável pela viabilidade do projeto em Piracicaba, o objetivo da iniciativa é inspirador. “Levamos a educação ambiental para dentro das escolas, onde os alunos têm a oportunidade de compreender de forma mais profunda e interativa a importância de cuidar do meio ambiente, conservar recursos naturais e agir de maneira sustentável no cotidiano”, afirma Isabela.

O Missão Cidade Azul desafia os alunos a se aventurarem em um universo educacional repleto de desafios relacionados ao meio ambiente, enriquecendo o currículo escolar e incentivando jovens mentes a se tornarem cidadãos conscientes e ativos em relação à preservação ambiental.

“A plataforma de jogos socioambientais integra narrativas que exploram a relação entre diferentes culturas e o meio ambiente, destacando, por exemplo, as tradições dos povos indígenas e da cultura afro-brasileira. Essas histórias são criadas e protagonizadas por personagens que não só representam essas culturas e desenvolvidas por profissionais que as representam”, explica Isabela.

Na Semana do Meio Ambiente (1ª semana de junho), por exemplo, a Mirante apresentou a concessionária aos 25 alunos que participam do Missão. “Esclarecemos sobre o processo de coleta e tratamento de esgoto e, ao final, os alunos participaram do nosso Jogo do Saneamento”, conta a analista.

Jogo do Saneamento tem foco na conscientização ambiental e na construção do pensamento crítico

ETAPAS – Durante a primeira etapa, de abril a junho, os alunos trabalharam o Reúso da Água. Já na segunda etapa, de agosto a outubro, o tema trabalhado será ‘O Mundo do Saneamento’.

“Esse é um projeto extremamente interessante porque faz com que os alunos reflitam sobre suas ações e a importância de tudo o que a natureza e no nosso planeta nos proporcionam e como lidamos com esses recursos. Só tenho a agradecer”, diz a professora da Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira, Tatiane Silvestrini.

MISSÃO CIDADE AZUL – No coração da plataforma, situam-se jogos ambientais em uma cidade virtual onde os jogadores, ao criar seus avatares, podem explorar mundos temáticos como O Mundo da Água, O Mundo do Saneamento e o Mundo dos Resíduos. Esses mundos são animados pelos personagens das narrativas, que assumem o papel de mentores. Eles orientam os jogadores, fornecendo dicas e conhecimento essencial para a jornada.

Além da experiência virtual, a Missão Cidade Azul estende seu impacto para ações no mundo real, desafiando os jogadores a realizar missões como separação de resíduos ou plantio de árvores. Essas atividades são introduzidas através de vídeos criados por representantes das culturas destacadas, incentivando os jogadores a não apenas aprender, mas também a aplicar práticas sustentáveis em suas comunidades.

Ao documentar e compartilhar suas experiências com as missões no mundo real, os jogadores enriquecem a plataforma, transformando-a em um espaço dinâmico de troca de conhecimentos e experiências, onde cada avatar serve como uma galeria das contribuições individuais para a sustentabilidade.

Projeto desafia os ‘jogadores’ a realizar missões como separação de resíduos ou plantio de árvore

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.