Notícias

Ver notícia

Equipe de Serviços encheu dois sacos de 100 litros de lenços umedecidos, estopa e pano retirados de PV

Na última sexta-feira (28), equipe de Serviços da Mirante retirou, durante a desobstrução de um PV (Poço de Visita), uma grande quantidade de lenços umedecidos – aqueles que são utilizados na higiene de bebês -, além de estopa e pedaços de pano. O resultado foram dois sacos de lixo, de 100 litros cada, lotados. No domingo (30), mais uma quantidade expressiva foi retirada de outro ponto. Os casos de entupimentos são recorrentes e, para lidar com essa situação, a Mirante trabalha, sistematicamente, na conscientização da população sobre o uso correto da rede coletora de esgoto.

De acordo com o supervisor de Serviços da Mirante, Guilherme Cyrino, na maioria das desobstruções, as equipes encontram materiais variados, todos eles que deveriam ser descartados no lixo. “Como nesses dois casos, e na maioria deles, não haveria obstrução se todo esse material fosse depositado no lixo. Retiramos papel higiênico, absorventes fraldas descartáveis, cabelo, fio dental, peças de roupas, estopa e, há menos de um mês, até um cobertor da rede de esgoto”, afirma Guilherme.

O supervisor explica que as redes coletoras de esgoto não são dimensionadas para receber este tipo de lançamento. “Lugar de lixo é no lixo, não na rede de esgoto. Vaso sanitário não é lixeira”, reforça Guilherme. “Precisamos sempre lembrar que o que fazemos, de bom ou de ruim, impacta em todos os que vivem ao nosso redor. E isso vale para o uso correto da rede de esgoto, se eu jogo lixo no vaso sanitário, estou contribuindo para a obstrução que afeta a minha rua, o meu bairro, a minha cidade”, comenta.

O acúmulo de gordura também é um grande causador de entupimentos. “Por isso é tão importante que a população não descarte óleo de cozinha usado no ralo da pia. Essa gordura, aliada a outros detritos, forma uma massa dura como concreto, obstruindo a rede”, explica o supervisor. Por isso mesmo é que a área de Responsabilidade Social da Mirante desenvolve o programa De Olho no Óleo, que incentiva a população a descartar de forma correta o óleo de cozinha usado.

REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO

Guilherme lembra ainda que ligações corretas de água pluvial também evitam entupimentos. Segundo ele a tubulação de esgoto não pode receber água de chuva. “A rede pluvial (água de chuva) tem que estar separada da rede de esgoto, que não suporta o volume da água de chuva. Por isso, essa prática também provoca entupimentos, rompimento de tubulação e até transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel”, afirma.

Ele informa que, para verificar se as instalações do imóvel estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta. “Para regularizar as instalações é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança”, conclui Guilherme.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.