Notícias

Ver notícia

A concessionária Mirante retira, diariamente, uma quantidade expressiva de resíduos sólidos que não deveriam estar nas redes coletoras de esgoto do município. No ano passado, por exemplo, foram retiradas 110 toneladas de lixo do sistema de esgoto. Fraldas, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, fio dental, hastes de cotonete, roupas, estopa, cabelo, diversos tipos de objetos e embalagens plásticas estão entre os resíduos retirados nas estações de tratamento.

De acordo com a coordenadora de Operações e Serviços da Mirante, Laís Fonseca Gomes, esse lixo é coletado durante as etapas iniciais do tratamento de esgoto, porém, parte desse material ocasiona, com frequência, obstruções nas tubulações que transcorrem nas ruas e avenidas do município.

O lixo indevidamente descartado na rede coletora de esgoto provoca inúmeros problemas para a população e dificulta o trabalho da concessionária, afetando também quem não descarta indevidamente lixo na rede. “A tubulação entope pois o lixo obstrui a passagem do esgoto. As fraldas, por exemplo, incham assim como absorventes, e quando temos o descarte de gordura, a situação fica ainda pior, pois ela vai se fixando nas paredes da tubulação, formando uma massa rígida de gordura. O lixo também adere à gordura. O resultado dessa ação são os extravasamentos de esgoto”, explica Laís.

Já o lixo que chega às ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto, são retirados e despejados em caçambas que são destinadas a aterros sanitários. A coordenadora destaca ainda a importância de a população atuar de forma consciente, pois “Grande parte do lixo que poderia ser reciclado, como embalagens plásticas, acabam indo parar no aterro porque foi descartada incorretamente no esgoto”

Para driblar essa situação, a concessionária Mirante utiliza seus programas sociais, como os projetos Afluentes e o Pioneiros, além das redes sociais, para informar a população de que lixo e rede coletora de esgoto não combinam. Laís convida: “Faça parte desse movimento de não descarte lixo nas redes de esgoto. Para mais informações acesse nossas redes sociais”.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.