Notícias

Ver notícia

Objetivo do grupo foi conhecer a ETE Bela Vista, especificamente o Secador de Lodo

A Mirante recebeu, durante a manhã de segunda-feira (08), a visita de uma comitiva formada por membros do Ministério de Água e Meio Ambiente de Uganda, país localizado no leste da África. O objetivo foi conhecer o Secador de Lodo, que fica na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista. O grupo foi recepcionado pelo gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão.

De acordo com o comissário do Ministério da Água e do Meio Ambiente, Richard Matua, o grupo veio a Piracicaba para estudar e aprender o que tem sido feito em termos de saneamento básico. “Nós queríamos ver as boas práticas na área de esgotamento sanitário para podermos incrementar os sistemas que estamos desenvolvendo em Uganda”, disse Richard.

Ele comentou ainda que encontrou aqui abordagem moderna, tanto no planejamento, na construção e na manutenção implementada pela Mirante. “Estamos impressionados com o nível de eficiência do sistema. Certamente poderemos melhorar o sistema que estamos desenvolvendo em Uganda a partir deste exemplo. Aprendemos muito sobre o sistema de monitoramento da qualidade da água (esgoto) e com certeza levamos boas lições de volta para Kampala (capital de Uganda), onde começaremos a implementar o nosso sistema”, afirmou.

Para o gerente de Operações, visitas como essa mostram a importância do sistema de esgotamento sanitário desenvolvido pela Mirante no município. “A Bela Vista é uma estação de tratamento de esgoto supermoderna, com tecnologia de ponta, além de contar com o Secador de Lodo”, comentou Rodrigo. O secador de lodo da ETE Bela Vista representa um ganho significativo ao meio ambiente, especificamente ao aterro sanitário onde são dispostos esses resíduos, pois reduz a quantidade de chorume gerado a partir do lodo de ETE, bem como contribui para a extensão da vida útil dessas instalações. “O secador de lodo da ETE Bela Vista recebe aproximadamente 1.200 toneladas de lodo por mês, dispostos numa área de 3 mil metros quadrados”, explicou o gerente.

“Agradecemos muito pela oportunidade e com certeza queremos manter estas trocas para aprender ainda mais sobre manejo de água e esgoto”, finalizou Richard Matua.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.