Notícias

Ver notícia

A Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, recebeu, no mês passado, Moção de Aplausos proposta pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, pelo programa De Olho no Óleo. O projeto disponibiliza coletores de óleo usado de cozinha para condomínios e comunidades de Piracicaba. Numa próxima etapa, o programa tem como alvo bares e restaurantes.

“O objetivo do projeto é promover o destino correto do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte em ralos de pia, vasos sanitários ou diretamente no solo, o que comumente acontece”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

A importância do descarte correto, segundo a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, é tema de frequentes campanhas da concessionária por meio do programa De Olho no Óleo, que também pretende desmistificar algumas crenças populares como a que faz com que as pessoas acreditem que, ao se misturar detergente e água quente ao óleo, a gordura é reduzida. “Um equívoco, já que a reação desengordurante é apenas aparente e superficial”, diz Silvia.

Segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui aproximadamente 20 mil litros de água. “O programa também se preocupa em orientar sobre a forma correta de armazenar o óleo usado a fim de que seu reuso seja possível”, explica Sílvia.

O autor da homenagem espera que a iniciativa seja ampliada ao comércio gastronômico. “Esse projeto já está acontecendo na cidade, agora o momento é de ampliação para bares e restaurantes, que são os maiores consumidores desse produto e, muitas vezes, o descarte é feito de forma errônea”, acrescenta Gilmar Rotta.

SABÃO ECOLÓGICO – A área de Responsabilidade da Mirante também promove oficinas de sabão ecológico em diferentes locais. Técnicos da área ensinam a população a produzir sabão utilizando óleo usado de cozinha, recolhido nos pontos de coleta. Depois de pronto, o produto é distribuído gratuitamente aos interessados.

Uma das oficinas aconteceu recentemente na comunidade Portelinha, onde moradoras apreenderam a fazer sabão com o óleo de cozinha descartado.  Também recebeu a Moção de Aplausos o diretor executivo da Mirante, Luiz Henrique Fonseca da Nóbrega.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.