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A Mirante recebeu, na segunda-feira (06), Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, pelo livro Respeito Às Diferenças, entregue às escolas e alunos da rede municipal de ensino que participaram do projeto que leva o mesmo nome. A Moção de Aplausos, de autoria do vereador Pedro Kawai, foi entregue à diretora presidente, Silvia Leticia Tesseroli, ao diretor executivo, Luiz Henrique Nóbrega, e ao analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo.

O livro é resultado do Projeto Respeito às Diferenças, que aconteceu em 10 municípios brasileiros – entre eles Piracicaba, realizado pela Flamingo Comunicação, com produção da Horizonte, patrocínio do Instituto Aegea e apoio da Mirante e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Piracicaba, pelo menos 70 educadores da rede municipal de ensino, 1.740 alunos do Fundamental I (de 08 a 10 anos) de 47 escolas participaram do Respeito às Diferenças, com 88 produções, entre cartas e ilustrações sobre o tema. Todas as escolas participantes tiveram ao menos um trabalho publicado no livro, e receberam vários exemplares. Foram distribuídos no município 600 exemplares.

Durante a execução do projeto, os alunos, sob orientação dos professores, produziram cartas e ilustrações sobre o tema, além de outras experiências como entrevistas, leituras paralelas, idas aos correios, atividades científicas, entre outras atividades. Após essa fase, foram selecionadas produções para representar a escola junto à banca que definiu os finalistas para compor o livro Respeito às Diferenças.

O projeto chegou às salas de aula após oficinas de capacitação dos educadores. “O Respeito às Diferenças tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I de escolas públicas, seguindo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que propôs a reflexão sobre diversidade e o gênero literário”, explicou o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Durante o projeto, foi possível reforçar importância do resgate e da magia que é contar histórias por meio de cartas e narrações, uma forma lúdica de motivar a imaginação e criatividade dos estudantes. “Foi um mergulho na área do conhecimento da língua portuguesa e direitos humanos, um tema importantíssimo na formação das crianças”, disse Gabriel.

 

 

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