Notícias

Ver notícia

Time de Responsabilidade Social da empresa vai até as comunidades com o objetivo de ouvir e intensificar o engajamento da população nos esforços para minimizar problemas relacionados ao descarte indevido de lixo no período chuvoso

A Mirante, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, dá início nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, à segunda etapa do “Plano Águas de Verão 2023” com uma série de encontros com moradores nos bairros de Piracicaba (SP).

A primeira reunião acontece no Bosque dos Lenheiros, às 18h30, na Igreja do Pastor Luciano, que fica na Rua Pau Brasil, número 194. Todos os moradores estão convidados a participar.

No dia seguinte, 31 de outubro, também às 18h30, é a vez do bairro Novo Horizonte receber o time de Responsabilidade Social da Mirante na sede da Associação (rua Laura Fernandes de Campos Ferrar, número 145).

O “Plano Águas de Verão 2023” tem o objetivo de conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente e orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto.

A campanha foi lançada oficialmente em 5 de outubro durante uma reunião, na sede da Mirante, com lideranças de 12 bairros do município. Na ocasião, os parceiros puderam tirar dúvidas, expor suas questões e reforçar o comprometimento com a causa. Entre os problemas relacionados ao período chuvoso está o aumento do número de chamadas para desobstrução da rede.

“Este é um trabalho de escuta ativa, de parceria e de compartilhamento da missão de melhorar a qualidade de vida da população. É dessa forma, com diálogo aberto e muito trabalho, que estamos movimentando e transformando a realidade de centenas de vidas na cidade”, diz Andréia Ferreira, coordenadora de comunicação da Mirante.

Ela lembra que a rede de esgoto não é projetada para escoar a água das chuvas e que a junção dessas tubulações pode causar entupimentos e extravasamento.

Para que isso não aconteça, a Mirante orienta a população a recolher o lixo corretamente e providenciar a adequação da rede pluvial.

O ideal é que as águas das chuvas sejam canalizadas por calhas e ralos específicos e conduzidas até os córregos e rios do município por meio de guias e galerias.

“Pequenas atitudes podem ser determinantes para evitar problemas como extravasamento, tão comuns nesse início do período chuvoso. Quanto mais limpos estiverem os caminhos da chuva em nossas cidades, menos problemas nós e nossos vizinhos vamos enfrentar nessa época do ano”, alerta Andréia Ferreira.

Quem somos

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.