Notícias

Ver notícia

Em meio a alertas sobre o alto volume de chuvas para este ano, campanha tem como objetivo conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente, orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto e minimizar impacto de fenômenos extremos no município

Um encontro com cerca de 20 lideranças comunitárias de Piracicaba (SP) marcou o início, nesta quinta-feira (05), da primeira etapa do Plano Águas de Verão 2023. Idealizada pela Mirante, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, a campanha tem o objetivo de conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente e orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto. 

A ideia é evitar problemas que historicamente se agravam durante as estações mais quentes e chuvosas do ano, como obstruções e extravasamento. 

O evento reuniu também veículos de imprensa da região, que puderam conhecer detalhes sobre o projeto e conversar com os porta-vozes da empresa. 

Em sua apresentação, a coordenadora de comunicação da Mirante, Andréia Ferreira, ressaltou a importância de engajar a comunidade em um esforço coletivo que começa dentro de cada lar. “Falar desse assunto é muito importante porque vai impactar diretamente a comunidade onde vocês estão”, disse ela aos presentes.

O plano da Mirante, afirmou Ferreira, é estar perto e contribuir para a conscientização da população. “Nós temos uma imensa responsabilidade e também uma oportunidade de educação ambiental”, afirmou a coordenadora, que fez um alerta sobre o grande volume de chuva previsto para este ano.

“Nosso cronograma prevê que estejamos nos bairros. Para passar bem pelo verão, precisamos muito da ajuda de todos. E queremos também ouvir as lideranças.”

“Foi um encontro maravilhoso. Todos nós vamos participar”, disse, ao fim da reunião, a líder comunitária Aglaé Consuelo, do condomínio Vida Nova II. “Encontros assim são muito importantes para que a gente possa melhorar nosso bairro, melhorar o fluxo das águas e o meio ambiente”, disse a moradora. Ela contou ter ficado impressionada com a imagem dos “blocos de gordura”, resultado do descarte irregular de óleo na rede, mostrados no evento. “A forma como a gordura fica nas tubulações impressiona. A gente sabe que o óleo entra na rede, mas como fica o processo lá dentro a gente não tinha ideia.”

Para Josiane Araújo, liderança da Vila Sônia, o encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado. “Devemos conscientizar nossa população sobre a questão do lixo, do óleo. É de suma importância levar para nossa comunidade essas informações. Muita gente vive em áreas carentes de informação, e agora queremos passar para a linha de frente o que aprendemos e fazer com a Mirante esse trabalho de conscientização.”

Lideranças comunitárias também receberam folders explicativos sobre o Plano Águas de Verão 2023

Segundo Rodrigo Leitão, gerente de operações da Mirante, esse tipo de encontro é importante para que a empresa possa ouvir as demandas das comunidades e atuar de maneira estratégica. “É sempre positivo quando trazemos a comunidade para trabalhar com a gente. A longo prazo, essa aproximação e o processo de educação sobre o que é o sistema de coleta de esgoto ajudam a minimizar impactos negativos ocasionados pela conexão incorreta e o lançamento indevido de lixo nas redes. O ser humano muitas vezes se esquece do coletivo e pensa que não tem problema jogar só um fio dental na rede. Mas em uma cidade com quase 200 mil conexões, o problema aumenta de forma exponencial. Estamos falando de um volume muito grande de lixo descartado de maneira incorreta, o que se agrava quando um grande volume de água também é lançado nessa rede”, analisa. 

Durante a apresentação, os representantes da Mirante mostraram aos convidados que problemas relacionados ao descarte incorreto de óleo e lixo representam mais de 80% das chamadas de emergência registradas pela Mirante nas comunidades.

Este número de ordem de serviço para manutenção devido a entupimento e extravasamento da rede de esgoto sempre aumenta no período úmido.

Pequenas atitudes ajudam a conter danos ao meio ambiente (rios, riachos, lagos), prejuízos à saúde da população, entupimento da rede coletora de esgoto e extravasamento dos pontos de visita.

Entre 2021 e 2022, a Mirante retirou, em um dos processos em suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), cerca de 200 toneladas de resíduos sólidos indevidamente lançados na rede.

O Plano Águas de Verão 2023 prevê, a partir de agora, a elaboração de um calendário de ações nos bairros de Piracicaba. As atividades serão reforçadas até março de 2024. Estão previstas campanhas de conscientização sobre descarte correto de óleo, com projetos e oficinas que ensinem a transformar o material em sabão, gerando uma possibilidade de geração de renda para a população.

Quem somos

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.