Notícias

Ver notícia

Ação integra o Plano Águas de Verão 2023/2024, de conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto

O uso incorreto da rede coletora de esgoto tem sido alvo de inúmeras campanhas realizadas pela concessionária Mirante. Agora, a Mirante lança, dentro do Plano Águas de Verão 2023/2024, o ‘Inimigos do Saneamento’, uma campanha de conscientização sobre a importância de não descartar objetos na rede coletora de esgoto.

Em um primeiro momento, a campanha pode causar um certo desconforto, pois trará, por meio de postagens nas redes sociais, exemplos do que é retirado da rede de esgoto que estava entupida. “Nossas equipes trabalham diariamente na desobstrução da rede de esgoto nos mais variados pontos da cidade. E a causa mais comum dos entupimentos é o descarte de materiais na rede que, inclusive, é dimensionada para receber apenas o que é gerado nos imóveis – água das pias, do chuveiro, do vaso sanitário, das máquinas de lavar roupas, por exemplo”, afirma o coordenador de Serviços da Mirante, Alan Pedra.

As equipes encontram muito lixo nas redes: fraldas, absorventes, cabelo, fio dental, preservativos e até peças de roupas. “Saneamento não se faz sozinho. Todos nós devemos cuidar da rede de esgoto do imóvel onde vivemos, pois a atitude de uma pessoa que descarta lixo no vaso sanitário, por exemplo, pode não impactar na sua casa ou rua, mas nas outros moradores”, afirma Alan.

Pensando nisso, a campanha também traz os maiores “vilões” do saneamento: fio dental (Fio Malvadão), papel higiênico (Nojentão), cabelo (Enrosco), absorvente (Vampirão), óleo de cozinha usado (Seboso) e estopa (Estorvo). “O humor é uma maneira de atingir mais pessoas e, no caso dos vilões, as crianças de um modo geral, que são multiplicadores natos”, observa Alan.

Pode parecer inofensivo, mas o descarte irregular de óleo na rede coletora de esgoto também é um dos principais desafios enfrentados na área de saneamento. A prática, que muitas vezes é adotada como uma solução rápida para eliminar o resíduo, implica em danos ambientais, assim como prejudica o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. “Ao percorrer a rede de esgoto, o óleo forma uma placa sólida de gordura que vai se acumulando entre as “paredes” da tubulação e, consequentemente, obstrui toda a passagem inviabilizando a vazão do esgoto”, comenta Alan.

Excesso de lixo e gordura obstruem as redes coletoras de esgoto

PLANO ÁGUAS DE VERÃO

Em meio a alertas sobre o alto volume de chuvas para este ano, a Mirante lançou o Plano Águas de Verão 2023/2024, que tem como objetivo conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente, orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto e minimizar impacto de fenômenos extremos no município.

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.