Notícias

Ver notícia

A Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, tem o compromisso de prestar o melhor serviço à população piracicabana. Por isso, investe continuamente na formação de seus colaboradores, visando sempre o aprimoramento de cada equipe, nos mais diversos setores.

“Investir nos profissionais é investir em todo o processo, pois só através das pessoas é que se consegue excelência e esse é nosso objetivo. Trabalhamos com o que existe de mais moderno na área de saneamento e desenvolver pessoas é uma realidade da Mirante. Porque nosso papel é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população, além da preocupação constante com o meio ambiente”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

Programas de desenvolvimento e de aprendizagem fazem parte da rotina dos profissionais além da conta da empresa e a Produtividade é um dos temas trabalhados. “O conceito é bastante simples: uma equipe treinada e engajada com a evolução das soluções, presta o melhor serviço para a sociedade”, salienta Silvia.

PRODUTIVIDADE

Entre outros muitos processos de desenvolvimento, está a busca contínua por melhoria na forma em executar as atividades, entre eles a Produtividade, que é o aproveitamento real de todo e qualquer recurso disponível. Por isso, os colaboradores da Mirante recebem, durante os treinamentos, as informações e as ferramentas necessárias para administrar melhor o tempo durante a execução de suas tarefas no dia a dia, além de contribuírem com a construção ou adoção de novas soluções.

“Quando falamos em recursos, estamos falando em especial de tempo, um recurso tão escasso nos dias de hoje. Colaboradores capacitados aproveitam melhor esse recurso e, como consequência, a Mirante presta um melhor e mais rápido atendimento. Vale lembrar aqui que trabalhar com produtividade não é trabalhar mais, mas trabalhar melhor”, explica Klaus Augusto Medeiros, da Kammak Consultoria.

Mas não existe êxito em treinamentos e workshops se não houver o engajamento e participação efetiva dos profissionais. Esse também é um dos focos para a Mirante, ou seja, manter a motivação das equipes. “Os profissionais são sempre convidados para buscar novos caminhos, desenvolver novas técnicas e aprimorar processos. A empresa está sempre aberta para receber novas ideias dos seus profissionais além da conta”, afirma a diretora presidente.

A participação do time em cada projeto é realizada com a área de Pessoas, pois trabalhamos com pessoas, para pessoas. A cada mês, a Mirante desenvolve campanhas internas dentro dos mais variados temas, sempre no sentido de engajar, informar, apoiar e desenvolver os colaboradores, buscando criar um ambiente saudável de trabalho.

“Desta forma, a produtividade é um dos pilares que deve ser encarado como uma filosofia porque não é possível ter um modelo de gerenciamento desconsiderando as pessoas, suas atitudes, seu comportamento e a cultura empresarial”, explica Klaus. Ele salienta ainda que o processo tem que ser perene e, para isso, tem que contar com o envolvimento das pessoas nessa forma agir.

NA PRÁTICA

O operador de esgotamento sanitário da Mirante, Jonas Felipe Faria do Nascimento, 30 anos, comenta que, por meio de treinamento, aprendeu muita coisa que não sabia. “A questão do apontamento, por exemplo, foi muito importante para que eu soubesse como fazer, assim como saber o que fazer enquanto esperamos a chegada de um fiscal e até como abastecer melhor o veículo. Foi muito bom”, diz Jonas.

O colega de trabalho de Jonas, Oswaldo Ayres Ferreira Neto, 25 anos, comemora a iniciativa da Mirante de investir em seus colaboradores. “Acho muito importante para o nosso desenvolvimento profissional passar por esses treinamentos”, comenta. Neto diz que o que mais chamou sua atenção foi o apontamento porque “é muito importante que o pessoal saiba o que a gente está fazendo na rua”. “Foi muito bacana aprender a usar melhor o GSS”, finaliza. GSS é um dos sistemas utilizados pela empresa, que tem como finalidade automatizar as atividades, além de dar transparência e celeridade aos registros do que foi executado.

‘APONTAMENTO’

Klaus explica que o Treinamento sobre Apontamento tem como objetivo esclarecer para onde vão as informações e de que forma são utilizadas na cadeia de processos da empresa. “Os dados apontados são transformados em Indicadores de Desempenho e tratados através da identificação da causa-raiz de eventuais problemas mapeados e direcionados através de Ações de melhorias, respeitando a governança”, diz. Por isso, a coleta das informações apontadas pelos colaboradores é tão importante. “Elas são fundamentais para a tomada de decisões e resoluções de problemas em Sistemas de gestão”, finaliza Klaus. Vale lembrar ainda que a Aegea Saneamento, da qual a Mirante faz parte, é a maior empresa privada do setor no país e investe constantemente em inovação.

 

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.