Notícias

Ver notícia

Você sabia que o óleo de cozinha usado, aquele que sobrou de alguma fritura ou do preparo de uma receita, tem destino correto? Sim, e não é no ralo da pia, muito menos no vaso sanitário. A importância do descarte correto é tema de frequentes campanhas da Mirante através do Programa De Olho no Óleo, realizado pela área de Responsabilidade Social. A partir desse mês, a Mirante está disponibilizando coletores de óleo usado em condomínios da cidade, que aderiram à campanha de descarte correto do óleo e preservação do meio ambiente.

“Infelizmente ainda é muito comum o descarte de óleo usado no ralo da pia. Além disso, existe o entendimento de que, ao misturar o óleo com detergente ou água fervida, a gordura é reduzida. Isso é um equívoco, pois a reação ‘desengordurante é apenas aparente e superficial”, explica o analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo. Segundo ele, os coletores são preparados para receber o óleo usado, disposto em garrafas pet. O analista explica ainda que a retirada do óleo usado é feita por meio de uma parceria entre a Mirante e a empresa Disk Óleo, especializada nesse trabalho.

Gabriel alerta também sobre o impacto do descarte incorreto, tanto para as redes coletoras de esgoto, quanto para o meio ambiente. “O descarte de óleo na rede coletora é uma das principais causas de entupimento. Além disso, segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui cerca de 20 mil litros de água. Por isso a importância do descarte correto”, salienta Gabriel.

DESTINAÇÃO

A área de Responsabilidade promoveu, recentemente, uma Oficina de Sabão Ecológico que ensinou moradoras do Distrito de Ártemis a produzir sabão utilizando óleo de cozinha usado. “Foi muito gratificante contribuir com a comunidade numa oficina que abordou não somente a importância da consciência e responsabilidade individual com o meio ambiente, mas que também pode auxiliar na economia local”, diz Gabriel.

Armazenar o óleo usado é bem simples:

1) Filtre o óleo: após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas e, também, para ser utilizado nas oficinas de sabão ecológico do Programa De Olho no Óleo.

CONTATO

Ficou interessado? Entre em contato pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br .

Acesse também nosso site www.miranteppp.com.br e nossas redes sociais: Mirante (Facebook) e @miranteppp (Instagram) para saber mais.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.