Notícias

Ver notícia

Com o aumento das chuvas, empresa desenvolve plano para conscientizar população sobre o tema

Inclusão social, qualidade de vida, o poder transformador do saneamento e sua capacidade de ressignificar a realidade de milhões de pessoas vem sendo pauta constante nos últimos anos e, em Piracicaba, essa condição tem sido uma referência positiva frente ao panorama nacional. Mas para conquistar – e manter – uma posição de destaque, são necessários investimentos e constantes atualizações tecnológicas. Administrar o esgotamento sanitário de uma cidade do porte de Piracicaba, com mais de 400 mil habitantes, exige estratégias que busquem constantemente melhorar todo o sistema de esgoto.

Um dos grandes desafios no município hoje é o aumento das obstruções da rede causadas por excesso de lixo que se agrava quando chove, devido as ligações irregulares da rede pluvial direto na rede de esgoto. Por isso, A Mirante iniciou uma investigação com testes para identificar essas irregularidades. Com uma técnica bastante simples – conhecida como Teste de Fumaça, é possível encontrar essas ligações e, dessa forma, evitar constantes extravasamentos de esgoto, especialmente em períodos chuvosos.

“O teste é bastante simples: técnicos especializados inserem uma máquina geradora de fumaça na rede de esgoto, geralmente em casas próximas à fonte do problema (extravasamentos). A fumaça é monitorada atentamente por eles e, se houver alguma ligação irregular, a fumaça aparecerá em pontos inesperados, como ralos, calhas, caixas de inspeção e galerias de águas pluviais”, explica o coordenador de Operações da Mirante, Luis Gustavo Theodoro dos Santos. Luis observa ainda que a fumaça não oferece nenhum risco à saúde humana ou de animais, pois não é tóxica.

Ele lembra ainda do impacto causado pela ligação irregular. “A tubulação de esgoto não é dimensionada para receber o grande volume de água de chuva. Quando isso acontece, o esgoto pode retornar, inclusive, para dentro das casas”, diz Luis. Os testes de fumaça estão sendo feitos em dois bairros da cidade com cronograma que vai até o final do mês de dezembro.

“Quando identificamos as ligações indevidas, conversamos com os moradores dos imóveis para que adequem as redes de maneira correta. A água de chuva tem que ser destinada às bocas de lobo – ou bueiros, para que cheguem aos rios. Esse é o destino correto da água pluvial, não na rede de esgoto”, conclui Luis.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS ÁGUAS DE VERÃO

A chegada da primavera e do verão no Brasil é sinônimo de sol, calor e praia. Mas é também um período de grande preocupação. É nessa época que que as chuvas ficam mais intensas e os perigos também.

Com as mudanças climáticas registra-se temperaturas acima do normal e o anúncio de fenômenos extremos como ondas de calor e fortes tempestades. É neste período, entre outubro e março, que a Mirante registra um aumento de ordens de serviço para desobstruções causadas por excesso de lixo descartado indevidamente na rede coletora de esgoto e, principalmente, pelas ligações irregulares da rede pluvial que sobrecarregam o sistema.

Por isso a Mirante lança anualmente O Plano Águas de Verão para minimizar esses problemas, conscientizando e educando a população para reduzir a quantidade de lixo na rede, além de orientar sobre a importância da separação da rede pluvial.

A coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira, explica que o Plano é integrado e envolve as áreas de operações e serviços para levar à população muita informação e orientações, por meio de reuniões em associações, entidades, escolas, universidades, órgãos representativos e bairros, além de encontros com professores, vereadores e outros grupos. “Os impactos causados no período chuvoso incluem um aumento do número de chamadas para desobstrução da rede. Mas com conscientização, diálogo aberto e muito trabalho, podemos minimizar o impacto e melhorar a realidade de centenas de vidas na cidade, especialmente em comunidades mais vulneráveis”, diz Andréia.

“Pequenas atitudes podem ser determinantes. Quanto mais limpos estiverem os caminhos da chuva em nossas cidades, menos problemas nós e nossos vizinhos vamos enfrentar nessa época do ano”, finaliza Andréia.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil. Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.