Notícias

Ver notícia

O Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, foi encerrado na Mirante com uma palestra do psiquiatra Renan Martins para todos os colaboradores. Além de se tratar de um tema bastante estigmatizado na sociedade, o objetivo foi esclarecer dúvidas dos participantes. A palestra ocorreu na última quarta-feira (28), no Pátio de Manutenção que fica na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão.

“A iniciativa da Mirante de conversar com seus colaboradores sobre suicídio e saúde mental em geral, é de extrema importância pois muitas pessoas convivem com a depressão, por exemplo, seja em casa, no trabalho ou nas relações de amizade e não sabem como agir. Estender as mãos, oferecer o ombro para quem sofre de tristeza ou tem se isolado, está apático em relação à vida, é o primeiro passo para prevenir não só a depressão, mas casos extremos, como é o suicídio”, afirmou Renan.

Durante a palestra, o psiquiatra explicou ainda como é a atuação da psicologia e da psiquiatria em casos mais graves de depressão. “Para que a depressão mais grave, que pode evoluir para tentativas de suicídio, é importante que a pessoa tenha acompanhamento psicológico, mas também farmacológico. Por isso acredito que as duas frentes são muito importantes para esse paciente”, disse Renan.

“Muito importante a gente saber mais sobre esses assuntos, pois podemos ajudar quem precisa e até ficar mais atentos com as pessoas de nossa convivência. Gostei muito da palestra”, comentou o colaborador Edilton Alves da Silva. Allan Gustavo Marcheto concorda com o colega. “Só podemos agradecer a Mirante por proporcionar uma palestra que trata de um tema tão importante no dia a dia. É raro isso acontecer em outros lugares”, afirmou.

SETEMBRO AMARELO

A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Mike tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

A partir daí, a data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde e (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.

 

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.