Notícias

Ver notícia

Em 2022, foram mais de duas mil desobstruções apenas por descarte de óleo

De janeiro a junho deste ano, equipes de Serviços da Mirante fizeram 796 desobstruções na rede coletora de esgoto causadas, exclusivamente, por excesso de gordura.Os números assustam, mas o que mais impressiona é a quantidade de pessoas que ainda descarta óleo de cozinha usado e gorduras em geral nas pias e, eventualmente, em vasos sanitários. Em 2022, o total de desobstruções pelo mesmo motivo foi de 2.072.  

O coordenador de Serviços da Mirante, Alan Pedra, lembra que esses números são muito mais elevados se levarmos em conta as desobstruções causadas por outros motivos. “Realizamos limpeza preventiva nos coletores da cidade com o intuito de baixar essa quantidade de ocorrências, mas o uso incorreto da rede coletora, como descarte de lixo e lançamento irregular de águas pluviais na rede de esgoto, aumentam significativamente este indicador, principalmente nos períodos de chuva”, afirma.

Além de os entupimentos causarem transtorno aos moradores, o próprio tratamento de esgoto é afetado, uma vez que o uso incorreto da rede coletora de esgoto faz com que todo esse lixo pare nos gradeamentos das estações elevatórias de esgoto e nas estações de tratamento, o que pode danificar equipamentos, entre eles bombas e válvulas, entre outros.

O PROCESSO

As desobstruções são feitas por meio de varetas de aço com uma ponteira em formato de flecha que, ao ser introduzida na rede coletora, remove o que está impedindo o escoamento do esgoto na tubulação. Caso este tipo de serviço não seja suficiente para desobstruir a rede, é utilizado um caminhão de alta pressão.

“Recentemente atendemos uma ocorrência em que a obstrução foi causada por um cobertor que foi descartado na rede. O entupimento se deu em um dos principais coletores de um bairro”, comenta Alan. Por isso, lembra o coordenador, é tão importante as campanhas de conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. “Usar a rede corretamente é não descartar lixo, cabelo, roupas íntimas, absorventes, entre outros itens, nos vasos sanitários. O mesmo vale para óleo e gorduras nos ralos das pias e, para finalizar, certificar-se que a rede pluvial (água de chuva) esteja separada da rede de esgoto”, conclui Alan.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA