Notícias

Ver notícia

A concessionária Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) com o Semae, deu início às atividades do Projeto Pioneiros, que é voltado para alunos do Ensino Médio, na Escola Estadual José Martins de Toledo, localizada em Artemis. O Projeto, desenvolvido em todas unidades da Aegea Saneamento, tem como objetivo estimular o pensamento inovador de estudantes de ensino médio de escolas públicas no sentido de encontrar soluções alternativas para o saneamento básico em suas cidades.

Os encontros levam os alunos selecionados a uma imersão no universo do saneamento, com palestras e workshops onde são trabalhados temas como Liderança e Protagonismo, Visão Geral do Saneamento, Dicas de como falar bem em público, como elaborar um projeto, entre outros. Após essa fase, os participantes elaboram um projeto que tenha impacto positivo e contribua para melhoria do saneamento em seu bairro, cidade ou região. A dupla vencedora será premiada.

“Estamos recebendo o Projeto Pioneiros porque esse é um recurso muito importante para abrir o horizonte desses alunos para que eles possam, em um futuro próximo, tomar decisões sobre suas vidas em relação ao mercado de trabalho. Esse projeto com certeza dará uma melhor visão a todos os alunos”, afirmou o coordenador geral da EE José Martins de Toledo, professor Jorge Torres.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Martins de Toledo, Patricia Emanuelle Rocha Porto, 18 anos, disse estar bastante satisfeita com a participação no Pioneiros. “Esse projeto vai me dar uma melhor visão de futuro porque estou conseguindo enxergar melhor a realidade das comunidades, principalmente da importância do saneamento básico, não apenas na minha cidade, mas em todas as cidades brasileiras. Também está me estimulando a pensar em fazer uma faculdade, um curso para ajudar as pessoas. Acho muito importante o acesso às informações que estou tendo através da Mirante, que contribui para meu crescimento pessoal e acadêmico”, comentou Patrícia.

O analista de Responsabilidade Social da concessionária Mirante, Jonatan Neves, acredita que o Projeto Pioneiros pode mudar a forma como os alunos encaram a realidade onde vivem. “Muitos deles despertam, inclusive, o interesse por áreas voltadas ao saneamento, ao meio ambiente e à qualidade de vida da comunidade. É bastante gratificante ver o interesse no olhar dos alunos”, disse Jonatan.

 

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.