Notícias

Ver notícia

Primeiro dia do evento, que vai até 5 de outubro, contou com emocionante relato de experiência

 Com a palestra: “Poderia ser você”, foi aberta, hoje (1º), no Armazém 14 do Engenho Central, a 6ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), promovida pelo Mirante. A concessionária é responsável pelo esgotamento sanitário do município, por intermédio de Parceria-Público-Privada – PPP, firmada com a Prefeitura de Piracicaba, via Semae.

Para começar os trabalhos, a mesa diretiva do evento contou com a presença de Fernando Humphreys, diretor presidente da concessionária Mirante, José Rubens Françoso, presidente do Semae, Fábio Arruda, gerente de Operações, Daniela Cunha Tornisiello, coordenadora de EHS e Revellin Ortiz Mariano, presidente da Cipa da concessionária Mirante.

“Sabemos que é importante cumprir as obrigações legais. Mas, além disso, queremos que nossos funcionários reservem essa semana para refletir sobre a segurança no ambiente de trabalho para que evitem se expor a riscos que comprometam a vida, que é um bem de valor inestimável”, disse Humphreys, na oportunidade.

Após as boas-vindas, o relato de Marcelo da Silva Campos, 43, mecânico de manutenção, que trabalhou por oito anos em uma grande fabricante de papel e celulose, e que hoje está aposentado por invalidez, emocionou a plateia.

Sentado em uma cadeira de rodas e usando óculos escuros, Campos compartilhou com os funcionários da concessionária a história do acidente que mudou sua vida. A queda de uma plataforma, durante um reparo, lesionou sua coluna e os cacos de vidro, resultantes de um choque com um cilindro de aço, danificaram seus glóbulos oculares e o deixaram cego.

“Tratava-se de um reparo que era de minha rotina. Não iria levar mais de cinco minutos para ser feito. Por isso, não me preocupei em usar os EPIs indicados para aquela ordem de serviço”, conta o palestrante.

O aposentado diz que o descuido com as orientações resultou no acidente. “Sempre tive muita autoconfiança, e não dei atenção às recomendações de segurança. Por conta dessa escolha, tenho que lidar com as consequências de minha vida após o acidente”.

PERSONAGEM – Marcelo da Silva Campos foi o personagem criado há 11 anos pelo ator, Marino Prudente. Ele é baseado na história de um jovem paulistano que sofreu um acidente de trânsito, tinha uma filha de três anos na época e perdeu sua mãe, vítima de um ataque cardíaco, durante seu resgate.

“O Campos poderia ser qualquer um dos funcionários. E esse choque de realidade é importante para que as pessoas se conscientizem de que suas escolhas não afetam apenas a elas mesmas, como também aos entes queridos”, enfatiza o ator.

Karla Spessoto, 35, analista de Departamento Pessoal, ficou tocada pela mensagem. “Também tenho um filho pequeno e me coloquei no lugar dessa pessoa. Por isso, é importante que nos conscientizemos para que nossas atitudes não comprometam nossa saúde no futuro”.

TEMA – O tema: “Não olhe a segurança como obrigação, faça dela um hábito”, que foi escolhido para a edição deste ano da Sipat, foi criado pelo operador de centrífuga, Rerold Ferreira de Almeida, 24.

“Quando pensei nessa frase, quis enfatizar a importância de se adotar a segurança como um hábito diário, como o de escovar os dentes”, comenta.

SERVIÇO – A 6ª Sipat continua até o dia 5 de outubro. As palestras ocorrem às 8h, no Armazém 14 do Engenho Central. A entrada é gratuita a funcionários da concessionária Mirante.

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.