Notícias

Ver notícia

A concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, desde 2012, preza pela sustentabilidade em seus processos, sempre com foco na saúde e na qualidade de vida da população. Em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevista na Lei nº 12.305/10, que exige dos setores público e privado transparência no gerenciamento de seus resíduos, encontrou uma solução ecológica para o lodo, subproduto do esgoto que tinha como destino aterros sanitários.

O pontapé inicial aconteceu em 2020, quando a concessionária concebeu o Secador de Lodo à luz solar, em um espaço localizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, uma grande conquista para Piracicaba na área de meio ambiente. No local é levado todo o lodo gerado no tratamento de esgoto. “Desde o início das atividades em Piracicaba, a concessionária Mirante sempre procurou alternativas mais sustentáveis para disposição do lodo proveniente das ETEs. Optamos pelo secador solar, que consiste em um piso de concreto em estufas agrícolas. Para manejo, um trator com pá carregadeira e enxada rotativa”, explica a diretora presidente da concessionária, Silvia Leticia Tesseroli.

“Antes do Secador de Lodo, esse subproduto era encaminhado a aterros sanitários credenciados, mas nossa intenção era encontrar uma alternativa mais ecológica”, afirma Silvia. O secador à luz solar elimina 70% da água e reduz todo o volume em um terço. “São 1.200 toneladas por mês de lodo, resultado do tratamento das 24 estações, que antes eram enviadas a aterros. Logo, esse é um ganho extraordinário para o meio ambiente. Nos orgulhamos muito dessa iniciativa”, comenta a diretora presidente.

Mesmo com o secador solar, descartar o lodo em aterros ainda não era o ideal para a empresa. Em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), a concessionária encontrou uma saída viável, com impactos positivos ao meio ambiente.

Misturado com material estruturante (resultado de podas realizadas na cidade), o lodo se transformou em fertilizante agrícola. Todo o lodo gerado no tratamento de esgoto de Piracicaba já passa pelo secador e a intenção é que esse subproduto seja 100% utilizado na produção de fertilizante.

“Esse projeto de compostagem é motivo de orgulho para a concessionária Mirante, pois vem de encontro com nossa filosofia. Imagine o impacto positivo disso, ou seja, reutilizar da maneira mais sustentável possível, o subproduto do esgoto. Isso é um ganho enorme para o meio ambiente”, disse Silvia.

Fertilizante é uma mistura de lodo + restos de poda de árvores e grama

 

NA PRÁTICA

A concessionária Mirante doou ao Viveiro Municipal, administrado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), 9 toneladas do composto agrícola, que vem registrando ótimos resultados no cultivo de mudas de árvores. Segundo a agrônoma responsável pelo Viveiro, Clementina Rossin, já foram produzidas 300 mudas de calçada de araçá-vermelho, grumixama, manduirana e cereja-do-Rio-Grande – espécies que contribuem com a arborização urbana, com excelentes resultados.

Com o composto já foram produzidas 300 mudas

 

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, foi criada em razão do aumento do consumo nas cidades proporcionarem grande geração de resíduos sólidos urbanos. As principais metas da PNRS são: redução da geração, reutilização, reciclagem do volume de resíduos coletados e a redução do volume dos rejeitos ao aterro sanitário. Essa é uma postura crescente nos órgãos ambientais que propõe leis e normas no objetivo de controlar a geração, tratamento e destinação de resíduos.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.