Notícias
A temporada de chuvas chegou e um dos maiores desafios da concessionária Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, é atender todas as demandas comuns à essa época: o extravasamento de esgoto. E por que isso acontece?
As ocorrências de extravasamentos aumentam muito durante as chuvas, principalmente, em razão dos imóveis com ligações irregulares, com a rede pluvial ligada à de esgoto, sobrecarregando a tubulação.
Outro fator que favorece os entupimentos é o uso incorreto da rede coletora. Ou seja: lixo e os mais diversos materiais descartados no vaso sanitário. Com frequência, as equipes de Serviços encontram obstruções de redes, causadas por muito lixo, peças de roupa, estopa, absorventes femininos e muito papel higiênico. De acordo com a coordenadora de Operações e Serviços da Mirante, Laís Fonseca Gomes, as redes coletoras de esgoto não são construídas para receber este tipo de lançamento.
“Lugar de lixo, de papel higiênico e afins – além de peças de roupa, não é no vaso sanitário. É importante que as pessoas se lembrem que vivemos em comunidade, nossas atitudes podem afetar nossos vizinhos, nossa rua, nosso bairro”, alerta Laís.
O acúmulo de gordura também é um grande causador de entupimentos e, consequentemente, extravasamentos de esgoto. “Por isso é tão importante que a população não descarte óleo de cozinha usado no ralo da pia. Essa gordura, aliada a outros detritos, forma uma massa dura como concreto, obstruindo a rede”, explica Laís.
Quando a rede coletora de esgoto é usada de maneira correta, toda a população é beneficiada.